e TODAS as fotos do Luis Bandeira Ferreira em http://clubearlivre.org/v/actividades/2011/nov/pateira/lbf/
As fotos de José M. Pombo Duarte estão em
#####
Na senda de anteriores actividades, a Assessoria do Ambiente do CAAL propõe, neste passeio, que se desfrutem duas vertentes que ao longo dos anos têm caracterizado as realizações do nosso clube: o Ambiente e a Cultura.
De manhã, vamos conhecer a Pateira de Fermentelos e passear nas suas margens.
A Pateira de Fermentelos “é uma lagoa natural, localizada no limite dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, antes da confluência dos rios Cértima e Águeda. É circundada pelas freguesias de Óis da Ribeira, Fermentelos, Espinhel e Requeixo.
É a maior lagoa natural da Península Ibérica, muito rica em fauna, flora e espécies aquáticas, incluindo diversas espécies de aves tais como: rabilas, curtos, pica-peixes, e vários tipos de patos”.
Existe um trilho sinalizado que vamos seguir. Grande parte do percurso desenrola-se nas margens da Pateira e dos rios Cértima e Águeda, sendo marcado pela embarcação característica usada ainda hoje em dia pelas gentes locais para a labuta dentro de água: a bateira, que nada mais é do que um pequeno barco simples tradicionalmente de madeira.
Características: Percurso plano e fácil, centrando-se no Ambiente a ênfase desta actividade.
De tarde, vamos visitar o Museu Aliança Underground, na Anadia, e apreciar as colecções que o comendador Berardo aí tem expostas: arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica.
O Museu Aliança Underground encontra-se instalado nas antigas Caves Aliança, famosaspelos seus espumantes, rosés e aguardentes.
Hoje os vinhos da Aliança, pertencentes ao Grupo Bacalhôa, encontram-se entre os mais apreciados a nível mundial.
Os companheiros deverão levar o farnel para comer no Parque de Lazer de Espinhel, junto ao Embarcadouro do rio Cértima.
Não esquecer a máquina fotográfica.
Partida: De Algés, às 7h15, e de Sete Rios, às 7h30.
Regresso: Após jantarmos num restaurante da região, por iniciativa dos próprios, onde poderemos degustar o famoso leitão, acompanhado por um bom vinho da Bairrada.
Participação em viatura própria: Concentração às 10h30 junto à Igreja Matriz de Óis da Ribeira.
O preço inclui transporte, entrada no museu e seguro, para além das informações.