Foi mais uma bela actividade!
Parabéns ao Clube.
Já há fotos - vejam todas as fotos organizadas pelo José Branco em https://picasaweb.google.com/107187910970279952749/TerrasDeIdanha_Monsanto_PenhaGarcia?authkey=Gv1sRgCJPkwvii7pqurAE
Vejam também as fotos de Manuel Richart em http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2012/mar/id/mr/
Aceitando uma proposta da Naturtejo, a entidade que promove o Geopark da Meseta Meridional (1º Geoparque Português incluído na Rede Europeia e Global da UNESCO), que integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, vamos regressar à Idanha, onde não voltámos desde 2002 no XVII Aniversário.
Vamos apoiar o esforço sincero daqueles que promovem o desenvolvimento de uma região, através da valorização de genuínos recursos naturais e culturais: a natureza, o património e os costumes.
Vamos apreciar (e usufruir) do que de melhor se faz no nosso País em Turismo da Natureza!
PROGRAMA
10 de Março
Manhã (11h00) – Encontro com os organizadores em Monsanto, a “aldeia mais portuguesa de Portugal”:
Visita à aldeia típica, Torre de Lucano; continuação do percurso pedestre passando por S. Pedro de Vir-a-Corça, entre Monsanto e Idanha-a-Velha. Este percurso, incluído no GR 12 E7 “Rota da Idanha”, é um belo passeio "a descer", sem dificuldade
Visita à aldeia histórica de Idanha-a-Velha (Egitânea), com as suas ruínas romanas, a Sé Catedral (bispado até ao séc. VII), em que o último bispo foi Argesindo (693), e o lagar tradicional;
Almoço pic-nic livre (a única refeição que temos de levar).
Tarde (14h30) – Saída de Idanha-a-Velha em direcção a Penha Garcia:
Passeio pedestre temático “Aromas da Terra” - Cogumelos em Penha Garcia, onde seremos acompanhados por um dos mais importantes “apanhadores” de cogumelos da região, que nos mostrará como recolher cogumelos e nos dará explicações sobre taxonomia (ciência que classifica os seres vivos) dos cogumelos silvestres e as suas utilizações culinárias, na medicina e em rituais…
Deslocação ao sinclinal/vale do Ponsul de Penha Garcia, para observação dos fósseis de trilobites, que datam de há 480 milhões de anos; bem próximo da barragem os moinhos de rodízio, as paredes de escalada equipadas pelo CAAL em 1994! E a piscina natural do pego.
Este é um belo e muito pequeno passeio pedestre à volta de Penha Garcia
Jantar em restaurante na Vila de Idanha-a-Nova e alojamento em hotel.
11 de Março
Manhã
Passeio pedestre “Aromas da Terra” - Espargos Silvestres, percurso linear com início em Idanha-a-Nova e fim na barragem Marechal Carmona de Idanha-a-Nova, percurso incluído no GR 12/ E7 “Rota da Idanha” (cerca de 10km, a descer, sem dificuldade).
Almoço no restaurante Srª do Almurtão
Tarde
Percurso pedestre do Santuário de Nossa Senhora do Almurtão à capela de Nossa Senhora da Graça (Idanha-a-Nova). São 8km sem dificuldade!
transporte; uma noite de alojamento em hotel *** (com pequeno almoço); visitas guiadas à aldeia histórica de Monsanto e Idanha-a-Velha; percurso pedestre entre Monsanto e Idanha-a-Velha (8km); passeio pedestre temático “Aromas da Terra” Cogumelos em Penha Garcia (4km); passeio pedestre temático “Aromas da Terra” – Espargos Silvestres em Idanha-a-Nova (10km); jantar em restaurante de Idanha-a-Nova; almoço em restaurante com os produtos regionais do concelho de Idanha-a-Nova; passeio pedestre na campina, do Santuário de Nª Srª do Almurtão a Idanha-a-Nova, seguindo o percurso dos peregrinos (8km).
ATENÇÃO - Inscrições:
Actividade com número de lugares limitado: Dada a necessidade de manter as reservas dos alojamentos em hotel, pedimos que se inscrevam com celeridade. Após o dia 28 de Fevereiro, eventuais alterações serão analisadas caso a caso na Secretaria do Clube