Já há fotos desta bela actividade!
Podem ver todas as fotos de Teresa Santos em https://picasaweb.google.com/teresasantos.caal/Veloso02#
e do José António B. Aurélio em https://picasaweb.google.com/opassodegigante/RotadominhoI0412?authkey=Gv1sRgCMD90oKPksGk7gE&feat=email#
#####################################################
Esta actividade é a primeira etapa de um projecto, com quase 100km de extensão, que tem como objectivo, no prazo de 3 anos, percorrer a fronteira Norte de Portugal, sempre ao longo do Rio Minho.
Inspirada na ‘Grande Rota da Travessia da Ribeira do Minho’, atravessa os concelhos de Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço.
Primeiro dia: Começaremos o nosso passeio em Vila Nova de Cerveira com a visita do Aquamuseu do Rio Minho, que pretende promover e divulgar o património natural da bacia hidrográfica do rio Minho. Os seus diversos núcleos proporcionam o conhecimento duma parte do património natural e cultural do Vale do Minho.
A caminhada propriamente dita começará mais à frente, junto a Lovelhe. Neste dia teremos a oportunidade de ver vários pequenos portos de pesca, acompanhar férteis campos de culturas diversas, atravessar a ponte medieval de Cristelo Covo e, ao longo de uma ecopista, chegar ao Parque da Srª da Cabeça, onde se podem ver espécies como o chorão e o choupo negro, bem como carvalhos, castanheiros, juncos, aveleiras e loureiros, entre outras.
Aqui encontramos a Capela da Srª da Cabeça que, por alturas da Páscoa, costuma ter grande afluência de devotos.
Por fim chegamos ao nosso destino de hoje – Valença, cuja praça-forte tomaremos pela Porta da Coroada.
Segundo dia: Começaremos em Valença, com tempo livre para descobrir esta bela cidade fronteiriça, após o que a abandonamos pela Porta da Gaviarra. Vamos ver os meandros da fortaleza que, dada a sua proximidade à fronteira com Espanha, se destinavam a dificultar um eventual ataque dos nossos vizinhos castelhanos.
Neste dia iremos acompanhar alguns troços da ‘Ecopista do Rio Minho’, que em 2009 recebeu o 4º prémio entre 21 vias verdes de 10 países concorrentes, e que ocupa o espaço da antiga linha de caminho-de-ferro que ligava Valença a Monção – ver ‘European Greenways Award’ (http://www.aevv-egwa.org/europeangreenwaysaward/img/awarded_eng.pdf).
No nosso trajecto ziguezagueante teremos oportunidade de passar por vinhedos e campos de cultivo, contactar com o rio Minho e avistar a Catedral de Tui.
Perto de Verdoejo, num espesso bosque de pinheiros e carvalhos, veremos o cruzeiro do Adro Velho, do séc. XVI, e uma necrópole medieval.
Seguimos depois até à foz do rio Manco, onde numa agradável zona de lazer, terminamos o percurso deste ano.
Características dos percursos: Feitos maioritariamente por caminhos tradicionais e por alguns troços da ecopista, com poucos desníveis e sem dificuldades de maior. Cerca de 17km no primeiro dia e 15km no segundo. Há possibilidade de neutralização em qualquer dos dias.
Alojamento: Ficaremos no Hotel Lara, em Valença. Pequeno-almoço buffet, incluído no preço.
ATENÇÃO - Para que se possa garantir a estadia no Hotel Lara, ao preço especial acordado com o Clube, é conveniente que a inscrição na actividade se realize até ao dia 5 de Abril.
Cartografia: Folhas 2, 6 e 7 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Às 6h15 de Algés e às 6h30 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração junto ao Aquamuseu em Vila Nova de Cerveira, às 11h45 de dia 14, Sábado.
O preço inclui o transporte, o seguro, o alojamento em quarto duplo no Hotel Lara, em Valença, com pequeno-almoço, as informações, os mapas, bem como as entradas e a visita guiada ao Aquamuseu em Vila Nova de Cerveira.