Isto vai de mal a pior! - Alteração na circulação do autocarro 70 provoca indignação!

2012-03-02


VALEU A PENA LUTAR!

...A Carris vai reajustar os percursos de três carreiras a partir da próxima segunda-feira 16 de Abril. Uma delas é a 770, cuja alteração do percurso motivou vários protestos por parte dos utentes do Bairro do Calhau, em Lisboa...

Podem ler a notícia em http://www.publico.pt/Local/carris-volta-a-alterar-percursos-de-tres-carreiras-1541892




No âmbito do estudo elaborado pelo grupo de trabalho indigitado para reestruturar a oferta de serviços das redes metropolitanas de transportes públicos de passageiros do Porto e de Lisboa, cujas medidas estão inscritas em grande parte no Plano Estratégico de Transportes, têm sido anunciadas medidas como supressões e alterações de carreiras de autocarros da CARRIS, em Lisboa, as quais têm sérios impactes negativos para a qualidade de vida das pessoas e para o ambiente.

Um desses exemplos diz respeito à anunciada alteração na circulação do autocarro 70, que efectua o trajecto Serafina - Espaço Monsanto, a partir do próximo dia 3 de Março, e que deixará de circular para o Bairro do Calhau/Parque do Calhau, Parque da Serafina e Espaço Monsanto.

O Parque Florestal de Monsanto, onde está integrada esta população e os espaços indicados, constitui a maior mancha verde da cidade de Lisboa, uma área com características únicas, de grande valor ambiental, devido à sua dimensão e diversidade de espécies existentes.

De forma a melhor servir a população da cidade, é essencial a manutenção de uma adequada oferta de transportes públicos para estes locais, que assegure a sua fruição, pelos visitantes, moradores, mas também quem se desloca de e para o trabalho, quer dentro do Parque de Monsanto, quer fora dele.

Desta forma, evita-se o recurso cada vez maior à utilização de transporte individual, com os custos negativos associados, ao nível económico, social e ambiental, sobretudo nesta zona sensível da cidade.

A única alternativa apontada pela CARRIS é uma ponte pedonal que atravessa a Radial de Benfica e a linha de comboios entre as Estações Ferroviárias de Benfica e Sete Rios, onde se têm registado problemas de insegurança, para além de constituir um obstáculo sobretudo para a população idosa do Bairro do Calhau, que ficará assim sem uma alternativa eficaz para a sua mobilidade e, por isso, foi realizada ontem uma acção pacífica de protesto pelos respectivos moradores.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e o CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre solidarizam-se com as preocupações apresentadas pela população, pretendendo efectuar uma exposição à CARRIS e à Câmara Municipal de Lisboa sobre a reestruturação nas carreiras e implicações na mobilidade até porque além desta reestruturação particular, outras alterações e supressões, também já anunciadas pela CARRIS para o início deste mês, trarão impactes igualmente gravosos para a mobilidade das populações da cidade.