‘Esta Lisboa que eu amo’

Um fim de dia diferente pela Lisboa antiga
2012-05-18 (Sexta-feira)


Já há fotos desta bela actividade.

Podem ver todas as fotos da Mané Ferrão em http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2012/mai/lisboa/mf/




Preparámos um passeio por Lisboa, a começar ao fim da tarde de sexta-feira, 18 de maio.

Como àquela hora a zona tem muito movimento, começamos a actividade num ponto mais tranquilo, e apontamos como ponto de encontro e de partida o Teatro Nacional de S. Carlos, ali perto do Chiado.

Começaremos então o nosso passeio lisboeta, detendo-nos um pouco junto à estátua de Luís de Camões, no Largo do mesmo nome. Em brevíssima homenagem ao nosso épico, contar-lhes-emos, sucintamente, a história da feitura desta estátua e desvendaremos os nomes daquelas figuras que rodeiam o poeta. A propósito, alguma vez nelas repararam bem? No entanto, são figuras grandes da nossa Cultura!

Logo mais, o Jardim de Santa Catarina, de vistas magníficas sobre o Tejo e a outra margem, jardim onde, imponente, está a escultura do Gigante Adamastor. Os amantes de fotografia terão aí um local privilegiado de captação de Lisboa e da outra margem!

Ali no alto de Santa Catarina, visitaremos o Museu da Farmácia, onde estão apresentados 5000 anos (cinco mil, leram bem!) de história da Saúde. Uma visita guiada por especialista do museu dar-nos-á acesso a peças do Egipto, Roma e Mesopotâmia. Também veremos farmácias europeias antigas e orientais ou a reconstituição da Estácio do Porto, sendo possível acedermos a artefactos que vão dos Incas, aos Aztecas, do Islão ao Tibete. 

Este Museu foi considerado o Melhor da Europa em 1996, 97, 98 e 2004, tendo modernas e magníficas instalações!

Sempre a pé, pelas ruas antigas de Santa Catarina e Calçada do Combro, passaremos frente à Igreja de Santa Catarina, representativa do Barroco seiscentista, monumento nacional. Nessa calçada vislumbraremos alfarrabistas, livrarias e outras lojinhas muito ‘sui generis’.

Teremos oportunidade de ver o edifício, recentemente recuperado, do antigo Liceu Passos Manuel, o primeiro Liceu de Portugal, edifício de 1911, construído na sua época sob uma nova concepção de Educação e até de construção.

A Assembleia da República e a Casa-Museu de Amália Rodrigues merecerão também algumas referências durante este nosso périplo lisboeta. Seguiremos sempre por essa Rua de S. Bento, repleta de antiquários, pequenos restaurantes e comércio antigo e tradicional, felizmente ainda com alguma atividade e vida!

A estas horas, já apetecerá jantar e iremos tê-lo num local de grande tradição e pergaminhos: o Ginásio Clube Português, onde seremos gentilmente recebidos pela sua Direção, que nos fará as honras da casa. A ementa deste jantar pode ser consultada no final desta nossa informação.

Durante o jantar, o Ginásio Clube Português deliciará, cremos, o nosso grupo, com uma demonstração de ‘Salsa’ e de ‘Jogo do Pau’, duas das atividades entre as muitas que aí levam a efeito.

Depois do jantar, daremos uma volta aprazível pelo Jardim das Amoreiras e temos previsto um ‘grande final’: um pezinho de dança na famosa Sociedade Filarmónica dos Alunos de Apolo, no seu baile de sexta-feira à noite, aberto à comunidade de Campo de Ourique e não só, com o produto do qual esta agremiação oferece, gratuitamente, todos os dias, almoço aos carenciados da zona, num gesto de há muitos anos e de muita solidariedade social.

O ambiente é o de uma sociedade recreativa de Bairro, muitíssimo frequentada nessas sextas-feiras à noite, com bailarico ‘abrilhantado’ por grupos musicais que conhecem bem os gostos dos seus frequentadores e ‘habitués’. É uma Lisboa que talvez não conheçam… e que vai valer a pena! Teremos também uma exibição de danças de salão feita por experientes e reconhecidos bailarinos, numa calorosa colaboração daquela Sociedade Recreativa com o nosso Clube.

Características do percurso: pelo que se descreveu, já viram que é um percurso urbano, pelas ruas e ruelas antigas de Lisboa. Aconselhamos a levar calçado confortável e, se quiserem, a ter também um par de sapatos…para depois irem dançar, se for esse o vosso desejo.

Início da atividade: às 18h45 à porta do Teatro Nacional de S. Carlos, ali muito perto do Largo do Chiado.

O preço de 31,00€ inclui o jantar e as entradas no Museu da Farmácia e n’ Os Alunos de Apolo.

O jantar tem o seguinte menu, único: creme de ervilhas c/ coentros; bacalhau c/ espinafres e salada; sobremesas variadas; vinho da casa; café.

Nota: Por razões logísticas, esta actividade apenas comportará 30 participantes. Se gostaram da nossa proposta…apressem-se na inscrição e posterior partilha connosco desta Lisboa que nós amamos!