Uma bela actividade no Nordeste Transmontano!
Podem ver as fotos do José Veloso em http://clubearlivre.org/v/actividades/2012/jun/sm/jv/
e o álbum da Teresa Santos em https://picasaweb.google.com/teresasantos.caal/VelosoI#
O CAAL volta a calcorrear os caminhos, outrora percorridos pelo comboio, na Linha do Tua.
Desta feita vamos percorrer um troço da linha (entre as estações da Mosca e de Salsas), já ausente de carris e travessas, essencialmente utilizado na sua maioria como caminho agrícola, de grande beleza, sem que as obras do IP4 a belisquem, admirando fabulosas paisagens de soutos e carvalhais, aqui e ali algum regato, três túneis a atravessar e duas pontes metálicas a admirar, pois por eles não poderemos passar, porque é pela segurança que nos pautamos.
Deliciem-se com o álbum do reconhecimento da actividade feito por Álvaro Lourenço https://picasaweb.google.com/alvarolourenco22/DaSalsaAMoscaLinhaDoTuaBraganca09E10JUN2012?authkey=Gv1sRgCKiF59-S1eK7vgE#
Após a tomada do pic-nic, iniciaremos o trajeto na estação de Sortes (Qm.117,1), em direção à estação da Mosca (Qm.125,6), percorrendo uns singelos 8,5km, de piso fácil.
Logo a seguir à estação de Sortes atravessaremos um pequeno túnel (túnel de Sortes - 30m) para voltarmos a admirar uma bela paisagem de calmaria agrícola, que nos segue durante o percurso, bordejado por imponentes castanheiros. Mais à frente atravessaremos novo túnel (túnel de Remisquedo - 136m).
Passada a P.N. de Remisquedo (Qm.119,946) seguiremos em direcção à 1ª ponte (ponte de Rebordãos - 120m), passando pela P.N. com o mesmo nome ao Qm.122,166, não nos esquecendo de admirar a paisagem, dada a facilidade do percurso.
Passado que seja novo viaduto (sem referência), chegaremos em breve à estação da Mosca, para mais à frente retomarmos o autocarro que nos levará à Pousada de Bragança, para um merecido jantar (incluído no preço), à mercê de cada companheiro o relaxante repouso, recarregando energias para o dia seguinte.
No domingo voltaremos à Linha, novamente à estação de Sortes (Qm.117,1), donde partiremos para sul em direcção à estação de Salsas (Qm.104,6), percorrendo uns não menos fáceis 12,5km, pois a jornada inicia-se cedo.
Agora voltaremos à nostalgia ferroviária de outrora, mirando pequenas estações desactivadas com e sem manutenção, outras ainda habitadas por antigos ferroviários (guardas de P.N.), que acolhem as suas famílias!
A paisagem, essa continua bela e exuberante.
Num ápice chegaremos ao túnel de Arufe (155m), onde será útil o uso de lanterna ou frontal, que atravessaremos com prazer, e cujo fim não se avista, dado se desenvolver em curva que, uma vez transposta, deixa passar o agora brilho de ‘luz ao fundo do túnel’... e eis se não quando distraídos com a paisagem, chegamos à estação de Rossas, onde almoçaremos o pic-nic de cada qual, se o partilhar quisermos.
Repostas as calorias, far-nos-emos ao caminho, e sob o IP4 passaremos, em direcção a Salsas. Chegados a Salsas admiraremos a sua estação, apenas simbólica, pois a linha foi interrompida pela construção de um centro de dia/lar, mantendo a cisterna e ponto de abastecimento de água. Poderemos ainda ‘matar a sede’ no comércio local, para de seguida rumar a Lisboa.
(P.N. = passagem de nível; Qm. = quilómetro)
Características do percurso: Caminho percorrido sempre na plataforma da linha, já sem carris e travessas (chulipas de madeira), os túneis têm um troço de cascalho solto (balastro da antiga linha) que se recomenda atenção, para evitar cansaço excessivo.
Alojamento: Na Pousada de Juventude de Bragança (é preciso levar toalha).
Recomendações: Não esquecer calçado confortável para terreno pontualmente acidentado, recomenda-se o uso de bastão, lanterna ou frontal, protector solar pela surpresa do sol e por fim levar água (não há abastecimento).
Cartografia: Folhas 37, 50 e 64 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, dia 9, às 7h15 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração às 12h00 na localidade de Sortes – Bragança.
É imprescindível a inscrição prévia no Clube.
O preço inclui alojamento na Pousada da Juventude de Bragança, com pequeno-almoço e jantar de sábado, para além do seguro, do transporte e das informações e mapa.
É imprescindível a inscrição prévia no Clube.