Vejam as fotos de António Matos
em: http://clubearlivre.org/v/actividades/2012/oct/ld/am/
Nesta atividade, vamos percorrer dois troços da linha do Dão, aproveitando para visitar um lagar de varas bem como a cidade de Santa Comba Dão.
Com o encerramento definitivo da linha do Dão em Setembro de 1988, criaram-se as condições para instalação de uma ecopista destinada à realização de percursos pedestres e ciclismo.
São dois troços desta ecopista e mais alguns caminhos rurais que vamos percorrer neste fim-de-semana, finalizando com petiscos da Beira Alta.
Para quem gosta de passeios de bicicleta, há a possibilidade, na atividade de sábado, de dar umas pedaladas. Será necessária a inscrição de um número mínimo de interessados e as bicicletas serão disponibilizadas no local, portanto não é necessário levar a bicicleta.
Características dos percursos:
Dia 27 – A linha do Dão e Santa ColumbaCaminhantes –
A nossa actividade vai começar em Nagosela. Através de caminhos rurais, chegaremos à ecopista do Dão.
Depois de atravessarmos a ribeira de Vila Nova numa ponte ferroviária metálica com 34,5m, continuaremos pela ecopista, mas antes atravessaremos o rio Dão, através de outra ponte metálica, esta com a extensão de 122m.
Após uma pausa para nos refrescarmos numa esplanada – Cota Máxima - à beira d’água, rumaremos ao pavilhão onde ficaremos alojados.
Distância a percorrer: cerca de 12km.
Ciclistas – Depois de abandonarmos os caminhantes em Nagosela, partiremos para Tondela onde nos esperam as bicicletas.
Percorreremos a ecopista do Dão até Santa Comba Dão, ultrapassando, algures, os nossos amigos caminhantes. As bicicletas serão disponibilizadas no local de partida e recolhidas no final do dia. Vamos percorrer cerca de 23,5km da ecopista do Dão no sentido da descida, suave, com uma inclinação média de 0.5%.
Dia 28 – Entre o Dão e o Lafões
Depois de uma visita guiada a Santa Comba Dão, o autocarro vai deixar-nos em Canas de Santa Maria, no concelho de Tondela, onde iniciaremos a caminhada.
Seguindo a antiga linha do Dão atravessaremos pinhais, terrenos cultivados e aldeias com nomes sugestivos de Sabugosa, Farminhão, Real … até encontrarmos um comboio a vapor.
Estamos em Torredeita, aldeia com um interessante dinamismo: uma escola de formação profissional, um lar, um infantário e um ecomuseu, promovidos pela Fundação Joaquim dos Santos.
É num antigo lagar de varas restaurado que lancharemos produtos regionais, após o que regressaremos a Lisboa. Distância a percorrer: cerca de 13km.
Cartografia: Folhas 188, 199 e 210 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.
Recomendações: Percursos predominantemente na ecopista do Dão mas com troços em trilhos e caminhos rurais. Recomenda-se levar ténis ou botas de caminhada.
Alojamento: No pavilhão desportivo de Santa Comba Dão (levar colchonete, saco-cama e toalha de banho).
Partida: Sábado, dia 27, às 07h00 de Algés e 07h15 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração junto aos bombeiros voluntários de Santa Comba Dão, às 11h00.
O preço inclui o seguro, informação e mapas, a dormida no pavilhão desportivo de Santa Comba Dão, bem como o lanche de produtos regionais.
É imprescindível a inscrição prévia no Clube.