Vejam as fotos da 1ª ida a Gredos, da autoria do António Nunes, em:
Já há fotos da 1ª prática!
Vejam todas as fotos do António Nunes em https://picasaweb.google.com/113479332645420719488/CurcoDeAlpinismoCaboDaRoca?authkey=Gv1sRgCIS15sy5lfj47wE#
Vai realizar-se a formação de Iniciação ao Alpinismo 2013.
Pretende-se assim responder aos anseios dos companheiros que, sentindo-se atraídos pelas actividades do Grupo Dinamizador de Actividades de Montanha, envolvendo neve e gelo, gostariam de obter uma preparação técnica no domínio das técnicas específicas daquele tipo de actividades.
OBJECTIVOS
Esta formação destina-se a fornecer aos participantes os conhecimentos indispensáveis à integração e liderança de cordadas autónomas, em terreno glaciar fácil a moderadamente difícil, ou à integração e liderança de cordadas volantes em terreno mais técnico, sob a direcção e a supervisão de montanheiros mais experientes; permitir aos participantes uma participação plena nas actividades invernais desenvolvidas pelo Grupo Dinamizador de Actividades de Montanha.
ORGANIZAÇÃO
A formação dividir-se-á por duas componentes distintas – teórica e prática – sendo cada uma complementada pela respectiva avaliação.
A carga horária é a seguinte - teóricas: 12 horas; práticas: 110 horas.
CONDIÇÕES DE ACESSO
São pré-requisitos de acesso à formação:
a) a posse de uma experiência comprovada de orientação;
b) uma boa adaptação à evolução em terrenos escarpados, que possam requerer a utilização de técnicas simples de escalada em rocha;
c) uma forma física adequada.
Por conseguinte, os candidatos à frequência da formação serão avaliados nestes domínios no decurso da fase inicial do mesmo.
CONTEÚDO
1) Tipologia das actividades; 2) Terreno de acção; 3) Saúde em montanha; 4) Segurança em ambiente de montanha; 4) Material; 5) Nós e encordamento; 6) Manobra de piolet; 7) Utilização de crampons; 8) Instalação de protecções.
DATAS
Sessões práticas (estas datas são condicionadas pelas condições meteorológicas, podendo sofrer alterações):
12 e 26 de janeiro de 2013; 9 e 10 de fevereiro de 2013; 9 e 10 de março de 2013
Avaliação teórica: Durante a última sessão prática.
MATERIAL
Além do material comum às actividades do CAAL, são indispensáveis agasalhos, incluindo luvas e gorro, e um conjunto impermeável constituído por calças e casaco. São igualmente imprescindíveis óculos de sol e protector solar.
O material colectivo, bem como o material técnico individual (capacete, arnês, piolet e crampons) são fornecidos pelo CAAL.
PREÇO (e forma de pagamento)
Sócios: 225,00€
O preço inclui a assistência às sessões teóricas, os apontamentos, o equipamento individual e colectivo, e o enquadramento pelos monitores no decurso das sessões práticas;
não inclui o alojamento, a alimentação ou o transporte para o local das actividades durante as sessões práticas.
Aos não portadores da Licença Federativa serão acrescidos 25,00€ para efeitos de seguro.
O pagamento será de 50% na inscrição e o restante até fim de janeiro.
OBSERVAÇÕES
Tendo em atenção os custos inerentes à organização da formação, a mesma apenas se realizará caso esteja garantido um número mínimo de inscritos.