Estava lindo o Alentejo!
Voltámos à (nova) Aldeia da Luz para conhecer melhor o passado e o presente...
As fotos de um dia de sol e calor no álbum de José Veloso em https://picasaweb.google.com/109711780287214819450/OCAALNaAldeiaDaLuz18OCT2014FotosDeJoseVeloso?authkey=Gv1sRgCPnqgYKds6DgjwE
No fim-de-semana a seguir à Marcha dos Fortes, propomos uma actividade mais … contemplativa, possibilitando desta forma relaxar e recuperar forças de um esforço bastante intenso.
Assim, desta vez, vamos conhecer melhor a história (e as estórias) da Aldeia da Luz. Qual, perguntam? Das 2!
Vamos perceber o como e o porquê do destino da antiga Aldeia, tendo ainda oportunidade de fazer um reconhecimento, de barco claro está, do local onde esta outrora existiu. Da Nova Aldeia vamos perceber como foi projectada e os principais desafios com que se depara dia após dia.
A nossa actividade inicia-se com a visita guiada ao Museu da Luz, à Igreja de Nossa Senhora da Luz e ao Monte dos Pássaros. Este último recria um monte tradicional, utilizando espólio do Museu. De seguida faremos a visita, possível, à Antiga Aldeia, de barco e com a duração aproximada de 60 minutos.
Dada a lotação do barco, as inscrições são limitadas a 44 participantes.
Findo o passeio de barco, e depois de almoçar o farnel que trazemos na mochila, faremos um passeio pedestre, sem dificuldades, de cerca de 2 horas para relaxar, ao longo das margens do Grande Lago criado pela Barragem do Alqueva.
O nosso dia termina com uma visita à vila de Mourão, ao seu Castelo e arredores.
Antes de apanhar o autocarro, iremos ainda deliciar-nos com a fantástica, e sempre agradável, gastronomia local com uma ementa composta de: entradas variadas (queijo, chouriço ou paio, azeitonas, tortilha e pão), carne de alguidar com migas,sobremesa típica (Manjar Real), bebidas (sangria, água e laranjadas) e café.
Características do percurso:
Por bons caminhos, com uma duração de cerca de 2 horas, sem dificuldade, mas onde é aconselhável o uso de botas ou calçado próprio para caminhar, sempre ao longo das margens do Grande Lago. Convém levar agasalho pois a actividade será em outubro e não conseguimos ‘encomendar’ o bom tempo…
Cartografia: Folha 483 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, dia 18, às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração às 10h00 junto ao Museu da Luz, Aldeia da Luz, concelho de Mourão.
O preço inclui o transporte, as visitas guiadas e entradas no museu, igreja e Monte dos Pássaros, o passeio de barco, o seguro, a informação, o mapa e o lanche ajantarado com produtos típicos da região.