O Clube de Actividades de Ar Livre incentiva a prática do pedestrianismo e do montanhismo há 30 anos.
Actualmente com sede no Parque do Calhau, o CAAL e os seus sócios mantêm-se pioneiros na ocupação do espaço na serra de Monsanto.
As vozes de Luisa Pinto Ferreira e Sérgio Godinho revelam um conhecimento ímpar e pouco comum da área florestal de Lisboa, uma análise cuidada das muitas mudanças aqui ocorridas e um quotidiano de actividades regulares - quase todos os fins de semana.
Ouçam a Luisa e o Sérgio em http://stress.fm/post/110645680984/multidao-caal
O lixo, a prostituição, a falta de trilhos e medo de Monsanto fazem parte de uma história em que os lisboetas não entravam na serra.
Actualmente, os 900 hectares fazem parte da cidade e o CAAL organiza passeios muito concorridos que realçam a importância das pessoas na natureza, o património natural e a utilização do espaço pela comunidade envolvente.
Promotor de um Projecto de Inovação Comunitária nos Bairros da Serafina e da Liberdade, o Clube Ar Livre pretende romper com o isolamento destas zonas da cidade, cativas entre Monsanto, as vias ferroviárias e rápidas.
Através da ligação destes dois bairos à restante Freguesia de Campolide, com a abertura do Aqueduto de Lisboa, o clube anseia acrescentar à serra mais passeio, mais passagem, mais gente.