Por Terras da Archeira

...deixem-se ir entre Linhas e Festas...
2015-06-27 (Sábado)

 




Estava uma tarde quente, mas...

 

...com coragem e um ritmo adequado, muita água e a vontade de vencer, chegámos ao alto da Srª do Socorro, onde, na frescura da capela, sentados, ouvimos as palavras sábias de Marta Miranda, arqueóloga da C.M.Mafra, sobre as Linhas de Torres, a Serra e a bela capela.

Descemos, "radicalmente" e à sombra, até ao Furadouro, refrescámo-nos com água e "mines", vencemos o ataque ao Forte da Archeira, calcorreamos a cumeada até à Area Protegida das serras do Socorro e Archeira onde fomos presenteados com um belo lanche de produtos locais.

Depois, pelo lusco-fusco e noite, fizemos um belo trilho que, passando pelos Cucos, nos levou a Torres. E um grupo ainda foi à Feira de S. Pedro. Para eles a "festa" acabou já passava da meia noite!

As fotos do José Veloso em http://clubearlivre.org/v/actividades/2015/jun/arch/jv/ 




 

Uma caminhada única!

Os Fortes das Linhas de Torres, o grande vulcão, um centro de interpretação, um pôr do sol inesquecível!

Mas há mais - um lanche ajantarado no Centro de Interpretação, Festa na feira de São Pedro no final!

Este é um convite irresistível, organizado pela AMPCTV e pelo CAAL, com o apoio da CM Torres Vedras, um passeio, numa tarde/noite de 27 Junho, uma oportunidade para visitar locais emblemáticos da Guerra Peninsular, subir calmamente ao maior cone vulcânico da região de Lisboa e visitar o seu núcleo museológico, conhecer o Centro de Interpretação da Archeira, lanchar e conviver com vistas deslumbrantes do pôr do sol atlântico e acabar em plena Festa de São Pedro em Torres.

Não é irresistível?

Mas atenção, agendem já e inscrevam-se com urgência, pois as inscrições são mesmo limitadas!

ponto de encontro é às 15h00 de sábado, no Parque Verde da Várzea, junto ao campo de ténis. Aí os companheiros poderão deixar as suas viaturas estacionadas para que no regresso, possam aproveitar para visitar a Feira de São Pedro, feira anual que decorre nesta altura do ano e que trás muitos acontecimentos à cidade, com muita gastronomia local, muitos sabores, cores e sons.

Os caminheiros seguirão depois em autocarro até à Quinta do Vale do Corvo, no sopé da Serra do Socorro, onde se iniciará a caminhada.

Já na Serra do Socorro teremos oportunidade de usufruir de vistas paisagísticas únicas e deslumbrantes, daquele que é um dos maiores cones vulcânicos da região de Lisboa. E conhecer a importância do local desde a proto-história até aos nossos dias.

Quase, quase ao pôr do sol, e muito perto do Forte da Archeira, será servido um lanche de produtos locais no centro interpretativo, da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira - é o Eco Parque da Serra da Archeira, que se situa perto da localidade de Figueiredo.

Prevemos chegar a Torres Vedras perto das 22h00.

Organização conjunta AMPCTV e CAAL, com o apoio da CM Torres Vedras

Características do percurso: linear, com 17 km de extensão, com desníveis acentuados e dificuldade média alta.

Recomendações: levar lanterna e pilhas novas, calçado adequado de caminhada, vestuário adequado à época, água e merenda.

Ponto de Encontro: 15h00, no Parque Verde da Várzea, junto ao Campo de ténis e Mcdonalds.

Preço: 9,00 EUR (+ 1€ seguro acidentes pessoais ou portador da Licença Fderativa FPME) 

Inscrições limitadas