11ª MARCHA dos FORTES®

...fenomenal caminhada de resistência para participantes e organização...
2015-10-10 (Sábado)

Somos Eurorando!


Terminaram 256 caminheiros!

Vão chegando fotos, vídeos e cada vez mais comentários...

Luísa Pinto Ferreira - Presidente do CAAL:

Para mim, o ano em que a Marcha dos Fortes decorresse debaixo de chuva era uma angústia antiga. Não contei que os participantes fossem tão fantásticos e nos facilitassem a vida: quando esperava mau humor e críticas eles foram mais esforçados e compreensivos que nunca!  

 

O Álbum da Ana Tique em https://photos.google.com/share/AF1QipMHB90HYcnal8C8OOlfil7BxErFAivzuInU-kgJfnNKgEpH2LOJ2dtp56CQk7tpNw?key=TWRDY1BsbXVhdkhqVHREVUJhNGpIT3M5SkFQaTBB 

O José Branco de Carvalho enviou as suas fotos https://photos.google.com/share/AF1QipNSiKbpNKdAP9fBs7tM3G8ALRzFAOgeA_fQDi6Lex5nNZQQlA2za9RLZLKvv6bX7A?key=MVREa2pFc0h2OE4tbW1mU0JkRUtJUU9iOFhrSDFR   e um resumo em modo filme https://www.youtube.com/watch?v=1g7IbsTUTog&feature=youtu.be

O António Nunes deixou molhar a máquina e a maioria das fotos ficaram desfocadas por condensação nas lentes, mas salvou belos bonecos a ver em https://picasaweb.google.com/113479332645420719488/CAALMarchaDosFortesDe2015?authkey=Gv1sRgCKOosMuEn-TYfA#

A Marcha vista por dentro: fotos do Zé Manel Pombo Duarte em https://plus.google.com/u/0/photos/102833700902571306664/albums/6204521688041281153?cfem=

No facebook do Pedro Pimenta (CLAC)  https://www.facebook.com/jpcdmpimenta/media_set?set=a.1044477638910511.1073742085.100000448535794&type=3

O blog da Carla Bernardino a não perder http://apricare.blogspot.pt/2015/10/joaquim.html 

O video do Simão Pedro     https://www.youtube.com/watch?v=vto6ERxLg9o

e outro do João Pimenta (CLAC) https://www.youtube.com/watch?v=hOpHg04aBHM  

Não percam as fotos, as fotos de todos nós, num completo álbum da Jonas Martins em https://picasaweb.google.com/115894224377148110634/MarchaDosFortes10out2015?authkey=Gv1sRgCKDnuuGGzrKwAQ 

Olá a todos!

Ângela Vitória - Face às adversidades, fortes fomos todos nós, fortes foram todos os participantes! Aqui vai a prova deste grande dia de festa que é a Marcha dos Fortes!

E as palavras amigas que tanto nos tocam

Marta Miranda (CM Mafra) - Isto até emociona! (confidência pessoal à chegada da 11ª MARCHA dos FORTES® ao Forte da Enxara)

Do nosso grande fotógrafo José Branco de Carvalho 

Muitos parabéns CAAL, muitos parabéns aos organizadores pela magnifica festa anual do pedestrianismo. Um abraço para todos os participantes.

Foi complicada a marcha mas gostei. - Patricia Marques

Camila MeloO Joaquin deu trabalho aos Fortes , um defendeu-se a tiro e 400 transformaram-se em Super Fortes . Parabéns a tanta energia e coragem 

Gostei muito.....para o ano quero voltar - Manuela Cunha

Ana Marta Chorincas - Foi uma grande marcha! E desta vez foi mesmo para fortes! Mas é sempre a melhor, principalmente em organização! Ninguém é perfeito, mas como esta não conheço outra. Parabéns e que continuem sempre o bom trabalho! E que venham mais marchas!!! 

Ana Tique - Mais uma vez, muitos Parabéns pela vossa excelente organização. Foi um otima experiência, enriquecida com a atuação do "Joaquim".

Grandes herois....Parabens - Maria Helena M. Oliveira

João Paulo Marques Pereira - Muito obrigado adorei participar excelente organização 

...Pronto já fomos testados para as piores situações …. Muito calor há uns anos e agora tempestade! E não é que nos saímos bem ??! A direcção é fantástica e os colaborantes espectaculares !! ... Julieta Moyano Marques

Inês Martins - Bravos! 

Do CLAC, a comemorar 30 anos:

"O CLAC levou há 11ª Marcha dos Fortes oito caminheiros. Não vou falar em pormenores organizativos porque organizar e acompanhar uma caminhada de 41 kms debaixo de um temporal não é nada fácil. A tempestade Joaquim obrigou a um grande esforço do CAAL; do spikere e de toda a organização para manter o pessoal sempre em alta, não era fácil nem para eles nem para nós. Sem dúvida uma marcha para Fortes, com tudo o que o que uma tempestade nos pode dar. Molhados até ao osso, como estivesse-mos um dia dentro de água em que o sol espreitou só em Bucelas. Revi muitos amigos destas andanças, adorei a sopa de peixe e essencialmente de ver os abraços daqueles que pela primeira vez ou pelo grande esforço chegaram ao fim, a satisfação e humildade… Ao CAAL parabéns sempre pelo evento e desta vez pelo esforço. Enfim, fenomenal caminhada de resistência para ambos os lados.
Agradeço em nome do CLAC a lembrança pelo seu aniversário 30 anos e fica desde já o desejo de felicidades também para o CAAL pelos seus 30 também. Abraços".

Da Ana BotoParabéns a toda a organização!!

Não é fácil organizar um evento desta envergadura e ainda para mais com as condições adversas que tivemos este ano.
O ano passado participei como mera caminhante, este ano participei também fazendo parte da organização e posso dizer que gostei de ambas as experiencias, são 2 perspetivas completamente diferentes e gratificantes.
Obrigado!
Paula Santos Louro - Grandes Valentes! Espírito Grande!
Orgulho do CAAL e de todos os envolvidos nesta Grande Marcha.
Boa PresidentA  

E à minha 7.ª Marcha dos Fortes… chuva!

Chuva… e mais chuva… tanta chuva que nos ensopou durante todo o percurso!

E à minha 7.ª Marcha dos Fortes… lama!
Lama… e mais lama… tanta lama que as pernas já não caminhavam, deslizavam!

E à minha 7.ª Marcha dos Fortes… uma picada de abelha! Na cabeça!
Dores… e mais dores… tantas dores que a cabeça latejou o dia inteiro!
Raio da Abelha Maia, pá!

Pronto. Está resumida a 11.ª Marcha dos Fortes. 

E um pedido: para o ano, que S. Pedro tenha mais piedade de nós.  Pedro Rocha

Cris Coelho - É sempre um prazer fazer a Marcha dos Fortes!
É sempre um desprazer tentar calçar botas, ou qualquer outro calçado mais elaborado e/ou fechado, nos dias seguintes! Ainda estou a tentar perceber como vou calçar os sapatinhos das danças de salão hoje à noite para treinar :)
Confesso que não me surpreendeu a quantidade de malta que chegou ao fim, e com um sorriso nos lábios (há malucos para tudo nesta vida)! 
Tive já vários momentos na vida do CAAL que me mostraram, e que me permitiram viver, a solidariedade e o companheirismo deste clube, e talvez por isso não me surpreendeu a entreajuda, a resiliência e o espírito de equipa de todos - participantes e organização - perante a adversidade do mau tempo.
Apenas posso dizer a todos muito obrigado por partilharem mais um desses momentos especiais comigo.
Abraço e até para o ano! 

 

 



Preparados!

Somos fortes, não é um qualquer Joaquín que nos impede de ir à 11ª Marcha dos Fortes®!


Vai um cafézinho?

A pastelaria Solar de Bucelas, junto à Escola, abre bem cedinho para receber os participantes 

Cuidámos de todos os pormenores!

 

Apanhámos pêras na Quinta da Póvoa, facilitámos a passagem de valas e limpámos o tojo!

Não queremos que falte nada aos participantes da  11ª Marcha dos Fortes®

 

É já no Sábado!

 

Terminaram as inscrições para a 11ª Marcha dos Fortes®, um evento EURORANDO2016

Um dos três eventos Eurorando do dia 10 de Outubro será a Marcha dos Fortes®.

Os outros dois serão na Suécia e na Dinamarca. Até ao momento este é o único evento calendarizado no sul da Europa para o Eurorando 2016 (que decorre até Setembro de 2016). Clicando em P1 lá encontrarão a descrição da Marcha dos Fortes®!

Regulamento Tempos de Passagem e Altimetria disponíveis

Percurso:

11ª Marcha dos Fortes® será uma NOVA Marcha dos Fortes®!

Importantes modificações no percurso, com uma etapa completamente nova! 

 

 

 


Domingo foi dia de reconhecimento final no terreno... 

Preparar a Marcha dos Fortes® dá trabalho e prazer.   

Obrigado a todos pelo vosso empenho e dedicação. 



ATENÇÃO! inscrições bonificadas para a 11ª MARCHA dos FORTES® terminam dia 22 de Setembro!



Exclusivamente on-line, faz a tua inscrição em http://clubearlivre.org/node/2379

Inscrições feitas durante o mês de Agosto serão confirmadas em Setembro (também vamos de férias...) 




Apresentando a 11ª MARCHA dos FORTES®   em 10 de Outubro de 2015 

Trata-se de um grande acontecimento nacional, é a grande festa dos Caminheiros da região de Lisboa que aceitam o nosso desafio para percorrerem os mais de 40 km em 12 horas.

Toda a festa começa em Bucelas, ainda de noite, às 05h45, com o transporte em autocarros dos participantes para a Quinta do Vale do Corvo, no Turcifal, na base da Serra do Socorro, o maior cone vulcânico da região de Lisboa.

Nos pátios dessa Quinta, que serviu de quartel general ao 2º comandante do exército britânico da Península, o General Sir Brent Spencer e respectivo estado maior, os participantes tomam um reforço de pequeno almoço e às 07h00 é dada a partida para as mais de 12 horas de caminhada.

Os participantes chegam ao cume da Serra do Socorro pelas 07h30, com o espectáculo do nascer do dia; a Serra do Socorro foi o posto de comunicações criado por Wellington e utilizado pela primeira vez em 1810 aquando das Invasões Francesas. Hoje existe aí um interessante núcleo museológico que estará aberto à nossa passagem.

Continuaremos por cumeadas e vales onde andaram os invasores franceses e os aliados, e que proporcionarão aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste.
Passaremos por importantes Fortes e Fortins que constituem as Linhas de Torres - Serra do Socorro, Forte Grande da Enxara, Forte Pequeno da Enxara, Forte do Alqueidão, Forte da Carvalha, Forte do Arpim e terminamos em Bucelas, em plena Festa do Vinho e das Vindimas.

A 11ª MARCHA dos FORTES®  atravessa os Concelhos de Torres Vedras, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Loures

A 11ª MARCHA dos FORTES®, integrada no calendário anual da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada – FPME e este ano incluída no Calendário do EuroRando 2016 promovido pela ERA, é uma Organização do Clube de Actividades de Ar Livre – CAAL (o 1º membro português da ERA) e que comemora este ano o seu 30º Aniversário, do Município de Loures e da AMPCTV, com o apoio dos Municípios de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, e das Juntas de Freguesia de Santo Quintino, Bucelas e Santiago dos Velhos. Juntam-se a nós também a Quinta do Vale do Corvo e a Revista Itinerante.

Levantamento dos sacos, conforme vossa indicação na Ficha de Inscrição  

Lisboa: Sede do CAAL: 5ª feira (dia 8, das 14:45 às 18:45) e 6ª feira (dia 9, das 10:45 às 12:15 e das 14:45 às 17:45)

Arruda dos Vinhos: Posto de Turismo de Arruda dos Vinhos (Centro Cultural do Morgado): 5ª feira (dia 8, das 15:00 às 17:30)
Bucelas: Escola Básica Integrada de Bucelas: 6ª feira (dia 9, das 19:00 às 20:00)
Loures: Câmara Municipal de Loures (Divisão de Desporto - Casa do Adro): 5ª feira (dia 8, das 14:30 às 17:30)
Sobral de Monte Agraço: Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT)/ Posto de Turismo: 5ª feira (dia 8, das 15:00 às 18:00)
Torres Vedras: Posto de Turismo de Torres Vedras: 5ª feira (dia 8, das 16:00 às 18:00)

As inscrições serão on-line, no site do CAAL em http://clubearlivre.org/node/2379


Preços:
Actividade e convívio – 22,00 € Menores de 21 anos – 11,00 €
Preços:
A partir de 23 de setembro e até 6 de outubro:
Preços:
Actividade e convívio – 33,00 € Menores de 21 anos – 22,00 €