Formação em Alpinismo - Nível I

Parceria entre o CAAL e o alpinista Paulo Roxo
2016-03-09 - 2016-03-13 (Quarta-feira - Domingo)


O álbum de fotos maravilhosas do António Nunes em

 https://picasaweb.google.com/113479332645420719488/20160314?authkey=Gv1sRgCIL7joz5vpqxrgE 

Saída prática de fim de semana inserida na Formação em Alpinismo do CAAL, numa Serra da Estrela fantástica! 

 

 

 






Já vamos na 3ª sessão! Agora teórica/prática!

Novo modelo formativo!

Em 2016, o Clube de Actividades de Ar Livre (CAAL) volta a colocar no seu calendário uma formação no domínio do alpinismo para iniciados. O CAAL e o alpinista Paulo Roxo desenvolveram um novo modelo formativo e apresentam a Formação em Alpinismo - Nível I.

O Paulo Roxo, com quem o Clube tem o prazer de trabalhar, é um alpinista com muitos anos de experiência e com grandes provas dadas em montanha, nos domínios da escalada e do alpinismo, dentro e fora do país.

A formação, com vagas limitadas, está formatada para funcionar com um grupo mínimo de 3 formandos, devidamente acompanhado em sala de aula e no terreno por monitores do Clube e pelo Paulo Roxo. No total serão leccionadas 25 horas, das quais 6 horas para a componente teórica, a desenvolver em sala de aula, e 19 horas para a componente prática, em que 3 horas serão desenvolvidas em sala de aula, com o recurso a diverso equipamento, e as 16 horas restantes serão desenvolvidas em terreno de montanha.

Esta formação será realizada no âmbito de uma parceria entre o CAAL e o Alpinista Paulo Roxo, em que o Clube irá assegurar a coordenação e o lecionamento da componente teórica e de 3 horas da componente prática, ambos a desenvolver em sala de aula na sede do Clube. O Paulo Roxo irá assegurar a coordenação das restantes horas da componente prática, que será desenvolvida em terreno de montanha e que contará com o suporte de monitores do Clube.

Para efeitos de inscrição na Formação em Alpinismo - Nível 1, requerem-se boa condição física do formando e preferencialmente a frequência de um curso de escalada (nível I).

As duas sessões da componente teórica terão a duração de 3 horas cada e irão ocorrer no horário pós-laboral entre as 20h45 e as 23h45, nas datas de 23 de fevereiro e 2 de marçoA sessão prática com a duração de 3 horas, em sala de aula, terá lugar no dia 9 de março no horário pós-laboral entre as 20h45 e as 23h45. O fim de semana em terreno montanhoso nevado, onde se irão desenvolver as restantes horas da componente prática, está previsto para a Serra da Estrela nos dias 12 e 13 de março mas, dependendo das condições de meteorologia, a data e/ou o local poderão ser alterados.

O conteúdo formativo do curso observará os seguintes pontos:

·         Componente teórica:

o   Apresentação

o   Conceitos introdutórios de tipologia das atividades

o   Terreno de ação

o   Vestuário em montanha

o   Equipamento em montanha

o   Alimentação em montanha

o   Saúde em montanha

o   Nós, encordamentos e manobras de cordas

o   Segurança em montanha.

o    

·         Componente prática:

o   Prática de nós e manobras de cordas mais comuns em alpinismo (âmbito iniciação)

o   Rever material utilizado

o   Técnicas de progressão em neve sem crampons

o   Técnicas de progressão com crampons e piolet

o   Técnicas de auto detenção

o   Rever nós de encordamento e segurança

o   Montagem de reuniões em terreno nevado e misto

o   Técnicas de rappel e destrepe em terreno nevado

o   Referência aos perigos em montanha (introdução).

 

A Formação em Alpinismo - Nível I a desenvolver em parceria entre o CAAL e o Alpinista Paulo Roxo, num total de 25 horas de formação, terá um custo de 125,00 € (com a possibilidade de ser pago em 2 vezes). Todas as despesas que ocorrerem no âmbito da deslocação ao terreno montanhoso será da responsabilidade dos formandos e não estão contabilizados no valor da formação.

Os interessados devem inscrever-se quanto antes, através dos contactos do Clube, entre os quais o endereço de correio eletrónico caal@mail.telepac.pte o telefone 21 778 83 72, no horário de atendimento ao público de 3ª feira a 5ª feira entre as 14h30 e as 18h00.

Esta e outras informações estarão também disponíveis na página da internet do Clube http://www.clubearlivre.org e também página do facebook.

 

Recomendação de participação na Atividade Estágio

(extra curricular e custos não considerados no preço da formação):

Não inserido na formação mas recomendado, será a participação dos formandos e dos monitores na Atividade Estágio que se irá desenvolver após a formação e em data a anunciar. Esta atividade está também aberta à participação dos sócios do Clube que participem em atividades de montanha e alpinismo com regularidade.

A Atividade Estágio, com a duração de um fim de semana, teria por objetivo fomentar a consolidação de conhecimentos por parte dos novos praticantes recém-formados, que assim terão a possibilidade de se exercitarem em situações reais no âmbito da prática de atividades invernais, com a vantagem de estarem devidamente enquadrados pelos elementos mais experientes do grupo de montanha GDAMO/CAAL.