O GDAMO na Estrela

Fazer alpinismo na nossa Serra maior...
2016-02-27 - 2016-02-28 (Sábado - Domingo)

 


Um fim de semana de baixas temperaturas, ventos fortes, muita neve e algum sol numa Serra da Estrela em que as estradas estiveram condicionadas ou mesmo cortadas.

Menos belo que a espetacularidade das imagens, foi o facto de também serem dias de resgate por parte da GNR local.

Foi em dias assim que o GDAMO/CAAL assentou praça nas Penhas da Saúde e fez uma bela actividade nas condições possíveis e sempre em segurança.. 

Tínhamos como objetivo subir alguns corredores, mas de acordo com o enorme nevão que caiu durante o dia e noite de sexta-feira a Serra ficou impraticável para atividades deste tipo e ainda por cima a estrada de acesso á torre ficou fechada durante todo o fim de semana.

Desta forma devido á dificuldade de nos deslocarmos para as zonas de atividade e as condições da neve do tipo pó e sem consistência tornavam muito demoradas e perigosas quaisquer deslocações.

Assim no sábado apenas subimos até à proximidade do Covão Cimeiro, zona com bastante neve no ar devido ao vento, e no domingo tentámos subir até ao Cantaro Magro pelo trilho do Major mas sem sucesso, devido á falta de visibilidade das marcações do trilho e às condições da neve, que em alguns locais nem de gatas conseguíamos  progredir.

No sábado o tempo esteve estável até às 15h00 embora com muito vento nas zonas mais altas.mas no final do dia o tempo piorou com forte nevão e muito vento.

No domingo o tempo esteve muito bom com sol, mas as condições da neve continuavam más...

 

As fotos do António Nunes em https://picasaweb.google.com/113479332645420719488/GDAMOSerraDaEstrela22016?authkey=Gv1sRgCOK63ori0Ky2xgE 

 

 



Dado que esta atividade terá alojamento na Pousada de Juventude com necessidade de reservas prévias, é urgente fazer a inscrição!

A reunião de coordenação será no dia 17 ás 21h30