Em 2014 terminámos a nossa atividade na povoação de cariz medieval de Ponte de Mouro, local onde D. João I se encontrou com o Duque de Lencastre e onde foi ajustado o casamento do rei com D. Filipa.
É aqui que iniciamos esta nossa etapa ao longo das margens do Rio Minho. Além das suas casas setecentistas, da Igreja de S. Félix e da ponte medieval, podemos rever a bela praia fluvial, local onde iremos reatar o nosso percurso.
Sábado: Depois de abandonarmos Ponte de Mouro seguindo por caminhos tradicionais, vamos atravessar a bela aldeia de Messegães, ver matas e culturas da região, sempre rodeados da bela paisagem minhota, até chegarmos a Alvaredo, onde nos espera a camioneta que nos vai transportar até Melgaço.
Aí seremos recebidos na Casa do Alvarinho onde, a par de uma explicação da região onde estamos, vamos ter a oportunidade de provar esse vinho tão
tradicional desta zona.
Características do percurso: Cerca de 13km, maioritariamente com bom piso e em terreno bastante diversificado, com alguns desníveis pouco acentuados.
Há possibilidade de neutralização.
Domingo: Começaremos com uma visita guiada a Melgaço, onde veremos as ruínas da Praça da República, compostas por um fosso medieval, por entre o qual se circula, e por calçadas de diferentes épocas, a parte antiga de cidade, o Núcleo Museológico da Torre de Menagem, onde se pode ver o património arquitetónico, histórico e cultural de Melgaço e o Museu do Cinema, sito no edifício da antiga guarda-fiscal, e onde se pode ver uma exposição dedicada ao período que antecedeu o cinematógrafo dos Irmãos Lumière.
Finda esta visita vamos sair de junto da estátua da Inês Negra, figura lendária da época de D. João I, para fazermos um belo percurso quase sempre junto ao rio Minho, onde temos oportunidade de rever as pesqueiras, indo terminar nas termas do Peso ou de Melgaço, que visitaremos.
Características do percurso: Cerca de 6km iniciando-se num passadiço e decorrendo depois quase sempre por trilhos com poucos desníveis. Não está prevista nenhuma neutralização.
Alojamento: Dada a impossibilidade de conseguir alojamento adequado em Melgaço, ficaremos alojados no Hotel D. Afonso, em Monção, em quartos duplos e em regime de dormida e pequeno-almoço. Monção fica a cerca de 30 minutos de distância de Melgaço.
Cartografia: Folhas 1, 3 e 4 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25.000 do IGE.
Recomendações: Levar botas de montanha e, eventualmente, bastões, bem como roupa adequada à época, protetor solar, farnel para os 2 dias, água e máquina fotográfica.
Partida: No sábado, dia 14, às 07h00 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Ponto de encontro às 11h15 em Valença, em frente do Hotel Lara. Dada a impossibilidade de o autocarro passar, à volta, por Ponte de Mouro, a viatura terá de ficar em Valença até ao regresso, no domingo.
O preço inclui o transporte, o seguro, o mapa, a informação, a dormida com pequeno-almoço e as visitas em Melgaço.