Já há fotos desta actividade!
O álbum da Jonas Martins em https://picasaweb.google.com/115894224377148110634/6293445779024883217?authkey=Gv1sRgCJ-i3vu65d-AvgE
As fotos do António Matos em http://clubearlivre.org/v/actividades/2016/jun/dao/am/
As impressões da Carmo Gelpi: " E nos dias 4 e 5 de Junho lá fui, depois de uma ausência forçada, caminhar com o CAAL para terras do Dão, e por sugestão do clube, com tenda, colchão e demais apetrechos, como nos velhos tempos, uma excitação !
Foi um fim de semana em cheio, o camping Chave Grande é fantástico, num local lindo, um vale rodeado de arvoredo, com piscina, bar e instalações óptimas; as duas actividades que fizemos muito bem conseguidas, nem longas nem curtas, por caminhos frondosos, do Alto de S. Matias às margens do Vouga, com tempo para visitar santuários e conventos; jantar e pequeno-almoço muito bons no camping e um almoço inesperado na tasca da aldeia do Castelo, deliciosas bifanas por 1 euro! E como sempre, o reencontro com os companheiros de quem tinha muitas saudades!
Já estou à espera do 2 e 3 de Julho em Paredes de Coura..."
Temos que cá trazer os Amigos!
No próximo fim-de-semana, dias 4 e 5 de Junho, vamos reviver um passeio à moda 'antiga', com acampamento, sempre com a qualidade assegurada pelo CAAL.
Na primeira década do nosso clube as actividades eram apoiadas no campismo e o alegreconvívio no final dos passeios fazia parte da festa, sem o qual não podíamos passar.
É esse o desafio que vos lançamos: ousem tirar o pó ao material, procurem as tendas, o pano de chão, os sacos cama e pouco mais e venham a Casfreires, um parque espectacular, num vale magnífico e iniciem o Verão com ‘Chave Grande’!
Acreditem que os organizadores desta actividade, como é apanágio do nosso clube, valorizaram a Natureza, o património, a cultura e a gastronomia da região.
Não faltem a esta actividade, que promete experiências únicas.
Quando um grupo de sócios do CAAL, caravanistas, teve o privilégio de passar três dias neste Parque e nesta região tão bonitos, logo surgiu a ideia: temos de trazer cá os nossos Amigos do CAAL, temos que fazer uma actividade em Casfreires!
Este idílico recanto existe mesmo, e é por isso que vos desafiamos a virem passar um fim de semana diferente, em contacto com a natureza, usufruindo de um camping belíssimo e bem equipado, e gerido por pessoas competentes e simpáticas.
Não deixem de ir a http://www.chavegrande.com/index.php/pt/instalacoes e apreciar desde já o sítio para onde vos convidamos.
Pensámos numa actividade diferente, onde os participantes terão grande liberdade de gerir o seu tempo, curtindo o parque, a sua piscina, o seu simpático bar com wi-fi grátis, preparando também dois passeios de grande beleza com a visita aos Conventos de Santa Eufémia e da Fraga, ao Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos, usufruir das vistas esplendorosas da Capela de S. Matias, e do bucólico e fácil passeio ao longo do rio Vouga; os arredores do camping serão pretexto para outro passeio (existe sempre a opção de se ficar a apanhar banhos de sol no camping, na piscina, na leitura, etc) passando por Corujeira, Outeiros de Cima e de Baixo, Castelo e Vila Chã, com paisagens lindas a perder de vista e pinhais de sombra frondosa, sentindo, encosta abaixo, a mesma calma que, nas quase invisíveis moradias, foi escolhida pelos inúmeros holandeses que elegeram este paraíso para viver… E eles não são nada tolos…
Vamos lá companheiros, vamos buscar as nossas tendas, colchonetas, sacos cama e, para pôr todo o material ao sol, zarpar para este recanto no distrito de Viseu, concelho de Sátão, ali mesmo à beira do concelho de Vila Nova de Paiva. Este espaço criado por holandeses na Região Dão/Lafões é o local ideal para os amantes do sossego, da natureza e da rusticidade.
Caracterização da actividade:
Sábado – Viagem de Lisboa para Ferreira de Aves, Sátão, para visita ao Convento de Santa Eufémia (religiosas beneditinas) e início do passeio que nos levará, sem dificuldade, ao alto de S. Matias e de seguida, tranquilamente entre pinhais, até ao Convento da Fraga. Encontraremos o rio Vouga e caminharemos 2,5km pela sua margem esquerda até sermos recolhidos pelo autocarro, que nos evita penosos e longos km de asfalto até ao Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos. Caminhada total com 9,9km.
Segue-se a montagem do equipamento, relax, bar, piscina e o aguardar do jantar de grupo, incluído no preço, para degustar a boa mesa da região numa esplanada com vista para a Serra da Estrela! Será certamente um jantar que ficará na memória…
Domingo – É possível tomar um pequeno almoço buffet no bar do camping, que os nossos amigos Lídia e Jorge preparam com esmero. É opcional, cada um decidirá na viagem de sábado se o pretende tomar, mas certamente irão concordar que valerá a pena para iniciar com melhor disposição o dia…
Pelas 10h00 iniciaremos a nossa caminhada, onde contamos ser acompanhados por um ‘holandês caminheiro’ apaixonado pela terra e que se mudou para Casfreires há meia dúzia de anos…
Passeio circular, para fazer tranquilamente, visitando várias aldeias rústicas, estando prevista a visita à igreja matriz do Castelo e paragem na tasca da aldeia, sensivelmente a meio do percurso. Aqui é possível neutralizar. Caminhada total de 18km, com a referida possibilidade de neutralização.
Cartografia: Folha 168 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Alojamento: No camping Quinta da Chave Grande, em tenda dos participantes. É possível alojamento alternativo: o próprio camping (232 665 552) tem ‘mobile home’ para alugar e poderá também indicar eventuais alternativas em alojamento particular em Casfeires; outras hipóteses SÓ na hotelaria de Vila Nova de Paiva, a saber: Residencial O Ramalhal 232 604 301, Residencial Terras do Demo 232 604 140 (Café Rio Paiva).
Estamos no fim da Primavera, com um cheirinho a Verão, daí este desafio para acamparmos…
Não esquecer o fato de banho, os cremes que tais, que a piscina já está a bombar em grande…
Partida: Ás 07h00 de Sete Rios
Participação em viatura própria: Concentração junto ao Convento de Santa Eufémia, junto a Lamas, Ferreira de Aves, às 11h00 de sábado.
O preço inclui: o transporte, o alojamento, em tenda dos participantes, no camping Chave Grande, o acesso a todas as facilidades do camping, o jantar de grupo, o seguro e a simpatia dos organizadores e dos sócios participantes...