Numa época em que já não vivemos sem eletricidade, desafiamos os sócios a virem conhecer a fábrica que ‘iluminou’ Lisboa e a surpreenderem-se com um espaço único que alia o passado e o presente da produção energética.
O Museu da Electricidade é considerado um dos 10 melhores museus portugueses e encontra-se na antiga central elétrica em Belém, na margem do rio Tejo. É um edifício único no panorama arquitetónico de Lisboa, e um dos mais belos exemplos de arquitetura industrial da primeira metade do século XX em Portugal.
A Central Tejo foi construída entre 1908 e 1951, passando por diversas fases de expansão durante este período. A sua estrutura segue o tipo daarquitetura ocidental do ferro com revestimento em tijolo, que configura e decora as fachadas em estilos artísticos que abrangem desde a arte nova, nos seus corpos mais antigos (edifício de baixa pressão), até ao classicismo nos mais contemporâneos (edifício de alta pressão).
Exemplar único do património histórico e industrial da primeira metade do século XX está classificado como imóvel de interesse público e encontra-se hoje totalmente conservado, incluindo a sua maquinaria original.
O Museu conta-nos a história da eletricidade, evocando o funcionamento e o ambiente de trabalho da antiga fábrica.
E é isso mesmo que vamos conhecer ao fazermos o chamado Percurso Secreto, visitando as zonas da Central Tejo habitualmente fechadas ao público, descobrindo os vários andares das caldeiras, a sala dos reóstatos e do tapete de distribuição do carvão, a torre misturadora, o castelo da água e os túneis.
É obrigatória a inscrição no Clube. Dadas as características da visita, o número de participantes é limitado.
Recomendações: Dado o tipo de locais onde vai decorrer a nossa visita, é aconselhável a utilização de calçado desportivo (ténis ou as nossas botas).
Este percurso não é recomendável a pessoas com vertigens.
Ponto de encontro: Às 15h45 à porta do Museu da Electricidade na Av. Brasília.
O preço (6,00€) inclui a entrada, o seguro, a informação e a visita guiada ao museu.