Vamos apreciar a beleza dos vales verdejantes entre o rio Vouga e a serra do Caramulo, bem perto das termas de S. Pedro do Sul, contrastando com a imponência das serras que os rodeiam.
Esta região é coberta de frondosa vegetação que a entrada dos ventos marítimos pelo vale do Vouga permite, conferindo-lhe características únicas.
Na gastronomia destaca-se a vitela de Lafões, o bom vinho e os famosospastéis de Vouzela, entre outras guloseimas.
Características dos percursos:
Sábado - Percurso à volta da vila de Vouzela, aproveitando um troço do antigo caminho de ferro, atravessando a espetacular ponte de Vouzela. Subiremos depois à ermida de Nossa Senhora do Castelo, onde outrora Cid Alafum ergueu o seu castelo, do qual já nada resta apenas a origem da designação de Lafão.
Percurso sem grandes dificuldades, com cerca de 11km, por caminhos de pé posto e estradões, com a subida ao monte de Nossa Senhora do Castelo.
No final, podemos ainda apreciar a doçaria tradicional de Vouzela bem como visitar a Igreja Matriz, a ponte romana e outros monumentos da vila.
Domingo - Neste dia vamos explorar a serra e as aldeias nela perdidas,bem perto do circuito da Penoita. Não esqueceremos os vestígios pré-históricos da região, como o dólmen da Malhada de Cambarinho.
Continuamos depois para a povoação de Adsamo, com as suas casas de pedra marcadas pela dureza da serra. Bem lá no alto encontramos anascente do rio Zela. Os mais afoitos podem subir ao vértice geodésico das Abas - 987m (facultativo, e só se as condições meteorológicas o permitirem).
Segue-se um percurso com vistas deslumbrantes sobre o vale do Vouga e, ao fundo, a serra da Gralheira. Possibilidade de neutralização em Adsamo.
Percurso com cerca de 13km. Exceptuando a subida ao vértice das Abas (opcional), o trajecto é feito por estradões e caminhos de pé posto. A subida às Abas é feita por trilho pedregoso e irregular.
Recomendações: Quem for sócio do Inatel e desejar jantar no sábado (por conta própria - 13€) nas suas instalações, deverá levar o respetivo cartão de sócio.
No domingo o percurso compreende cotas entre os 700 e 1000 metros, peloque é de prever que se façam sentir baixas temperaturas.
Cartografia: Folha nº 177 doCIGeoE (1/25000).
Alojamento: Pousada da Juventude das Termas de S. Pedro do Sul (não é preciso levar toalha).
Partida: Às 7h00 h de sábado, em Entrecampos.
Participação em viatura própria: Encontro às 10h45 de sábado, na estação de camionagem de Vouzela. As viaturas não podem ficar estacionadas na estação de camionagem. Em alternativa poderão ficar no parque de estacionamento frente à Igreja Matriz.
O preço inclui transporte, seguro, dormida na Pousada de Juventude de S. Pedro do Sul em quarto duplo, a informação e o mapa.