O concelho de Sernancelhe fica localizado nas serranias da Beira Alta, a cerca de 70km a norte de Viseu.
Ocupando um planalto sobranceiro ao rio Távora e à albufeira de Vilar, esta encosta está coberta por castanheiros centenários que constituem uma das principais riquezas da região.
A vila de Sernancelhe apresenta um núcleo histórico bem conservado, que merece uma visita atenta.
A Câmara Municipal de Sernancelhe organiza, nos dias 27 a 29 de outubro, a Festa da Castanha que esta actividade do CAAL propõe dar a conhecer aos sócios.
O núcleo principal reside no expo-salão de Sernancelhe e consta de um conjunto de pequenos ‘stands’ onde se expõem actividades e produtos regionais: enchidos, doces, queijos, artesanato e principalmente castanhas, para além de restauração, tudo num ambiente surpreendente.
No dia 29 haverá um passeio de BTT em que participam milhares de ciclistas.
Sábado, 28
O percurso inicia-se perto de Vila da Ponte, nas margens da albufeira de Vilar, e percorreremos caminhos rurais e de pé posto até ao Mosteiro, situado nas margens do rio Távora. De seguida subiremos até à vila, todo o percurso na sombra de castanheiros, sem dificuldades assinaláveis.
Após o percurso teremos tempo livre para visitar Sernancelhe, a exposição e para jantar.
Domingo, 29
Depois da bagagem arrumada no autocarro, vamos ao pavilhão de exposições para assistir ao colorido da partida dos ciclistas.
De seguida agrupar-nos-emos e começaremos a caminhada subindo a serra do Pereiro até à capela da Senhora de ao Pé da Cruz, que oferece uma vista fabulosa sobre Sernancelhe e a albufeira de Vilar. Resta descer até à ponte do Abade, onde terminaremos a caminhada, com vistas sobre a Serra da Estrela – sim, a Serra da Estrela, apesar de ficar a mais de 100km.
O percurso faz-se por caminhos florestais e carreiros, sem dificuldades assinaláveis.
Dadas as características do percurso não há possibilidade de neutralização.
Características dos percursos:
Percurso com uma subida de cerca de 150m para um total de 7,5km, no sábado; no domingo, uma subida de cerca de 230m para um percurso total de 13,2km, sem dificuldades de maior.
Tudo para fazer calmamente, desfrutando o ambiente, em ambos os dias.
Cartografia: Folha 159 do IGE, (1/25000).
Alojamento: No Pavilhão Desportivo de Sernancelhe. Levar ‘colchonete’, saco cama e toalha para o duche. De salientar que Sernancelhe fica a cerca de 750m de altitude e que, no final de outubro, já poderá estar frio. Existe muito pouco alojamento alternativo.
Recomendações: Levar protecção para o sol, o calor, a chuva e o vento, consoante a meteorologia. Levar farnel para os dois almoços.
Partida: Sábado, dia 28, às 7h00, de Entrecampos.
Participação em viatura própria: Concentração às 12h00 em Vila da Ponte, antes da ponte. Contactar previamente a organização.
O preço inclui o transporte, o seguro, o alojamento, o mapa e a informação.