Uma bela actividade na raia...
Não percam as fotos do José A. B. Aurélio em https://photos.app.goo.gl/D8OonZDGUmc1pMDp1
Desta feita propomos aos companheiros uma actividade essencialmente cultural.
Assim, o grosso da actividade decorrerá no Centro de Ciência do Café e na Adega Mayor, localizados no Monte das Argamassas, junto a Campo Maior.
O Centro de Ciência do Café (CCCafé), eleito Museu Português do Ano em 2015, surge em 2014 e é o herdeiro directo do Museu do Café, criado pelo comendador Rui Nabeiro. O objectivo foi ultrapassar a tradicional concepção de museu, transformando-o num conceito mais abrangente, que visasse não só reforçar a oferta cultural, mas também aumentar a oferta turística e patrimonial da região onde se insere.
É um espaço de características únicas na Península Ibérica, um centro moderno com cerca de 3426 m2 de área, que tem por objectivo proporcionar, a quem o visita, uma viagem interactiva ao mundo do café, e que pretende ser uma referência mundial ao nível do desenvolvimento científico e tecnológico, relacionado com o café.
A Adega Mayor é também fruto da visão de Rui Nabeiro e da sua grande paixão pela sua terra. Inaugurada em 2007, mas a produzir vinhos desde 2002, a Adega Mayor possui 65 hectares de vinha distribuídos por duas herdades que dão origem às marcas Monte Mayor, Touriga Nacional, Reserva do Comendador e Garrafeira do Comendador, etc…, néctares desenhados pelo enólogo Paulo Laureano e sua equipa.
O ex libris deste projecto vitivinícola, e a sua vertente gastronómica, é a própria adega, a primeira adega de autor do país, saída do traço inconfundível de Siza Vieira, que naquela terra deixou mais uma referência arquitectónica de nível mundial.
A visita ao CCCafé, com degustação de bebidas de café, decorrerá de manhã, e após o almoço visitaremos a Adega com degustação de dois vinhos.
Mas sendo este um clube de caminheiros, não pudemos deixar de ‘enfiar’ entre as duas visitas, um pequeno ‘passeio’ que servirá para abrir o apetite para o almoço, um cozidinho de grão à alentejana, servido no centro comunitário de Ouguela.
Ouguela é uma aldeia histórica resplandecente de brancura e com vista para a planura, e com uma imponente fortaleza, reformada conforme o sistema Vauban durante as guerras da Restauração.
Características do percurso: Percurso linear com cerca de 3,5km por caminhos rurais e trilhos, entre a ribeira de Abrilongo e o centro comunitário de Ouguela, passando pela Atalaia.
Recomendações: Levar botas e água.
Cartografia: Folha 386 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.
Participação em viatura própria: Local de encontro, às 10h00h, no Centro de Ciência do Café, estrada nacional 371, entre Campo Maior e Degolados.
Partida: Às 07h00 de Entrecampos.
Actividade de inscrição limitada.
O preço inclui o transporte, o seguro, as visitas à Adega e ao CCCafé com provas, e o almoço.