Ouriceira

Com o mar à tua beira, vem passear à Ericeira
2017-11-11 (Sábado)


Ouriceira (terra de ouriços) era a antiga designação da atual Ericeira.

A existência, desde sempre, de numerosas colónias de ouriços-do-mar naquela costa rochosa terá estado na origem dessa antiga denominação.

Atualmente, o ouriço-do-mar é considerado o ex-líbris da região, mas infelizmente não nos será possível observar os ouriços in loconos seus viveiros. Poderemos, no entanto, degustá-los numa pastelaria próxima…

Para compensar, iremos visitar as praias e igrejas da Ericeira e fazer uma caminhada pela costa, percorrendo a WSR (World Surfing Reserve), que se estende desde a Praia da Empa (ou Pedra Branca) até à Praia de S. Lourenço, numa extensão aproximada de 6km, trilhando caminhos sem dificuldades de locomoção.

Frise-se desde já, que é uma caminhada de ida e volta pelo que totalizará cerca de 12km.

A manhã será dedicada à vila da Ericeira, que iremos calcorrear, começando no Passeio Marítimo, passando pelas Furnas, Igreja de Santa Marta, Igreja da Misericórdia, Igreja de S. Pedro e Capela da Boa Viagem.

Em seguida haverá tempo livre para almoço.

De tarde, junto à Capela da Boa Viagem, local simbólico da partida da família real para o exílio em 1910, iniciaremos nós também a nossa caminhada e, durante o percurso, teremos ainda oportunidade de visitar a Ermida de S. Sebastião, antes de percorrermos a WSR.

Iremos passar por locais emblemáticos como o Forte de Mil Regos, a Praia de Ribeira de Ilhas, a Praia dos Coxos e o Forte de S. Lourenço. A caminhada termina junto à Praia de S. Lourenço.

De regresso à Ericeira vamos poder beber um chá, um café ou uma cerveja ao pôr-do-sol.

Inscrição (6,00€) no local do encontro.

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Praia do Sul no início do Passeio Marítimo da Ericeira. Para lá chegar deve apanhar-se a EN 247 e, logo após entrar na Ericeira (vindo de sul), virar à esquerda em direcção à Praia do Sul, seguindo a placa indicativa. 

Início da actividade: 09h30.

Transporte: Viatura própria.

Cartografia: Folha 388 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000.

Recomendações: Usar vestuário e calçado apropriados à caminhada e às condições climatéricas previstas (protetor solar?). Trazer farnel é opcional, visto que haverá tempo livre para almoço.