(frase muito ouvida no fim desta excelente caminhada)
O álbum de fotos do José Veloso em https://photos.app.goo.gl/YF5ivXaZH1hy4ybC9
As fotos do Joaquim Alves Rocha em http://clubearlivre.org/v/actividades/2018/jul/vim/jr/
Tendo em conta a época do ano, o Clube propõe uma actividade costeira no litoral do distrito de Lisboa, zona de nevoeiros e brisas marítimas, sobejamente conhecida pela relativa frescura da estiagem.
Iremos até ao noroeste do concelho de Torres Vedras, tendo como objectivo principal explorar os grandiosos cenários do troço final do rio Alcabrichel, entre as nascentes termais do Vimeiro e a Praia do Porto Novo, sem descurar a importância histórica da localidade homónima nem o potencial balnear da zona.
O percurso, de grande interesse geológico, pode ser dividido em 3 partes:
1) Um troço costeiro desde as praias de Santa Rita e Porto Novo até ao extremo do concelho torreense, num cenário de belas arribas multicolores e amplos panoramas sobre as Berlengas e o Cabo Carvoeiro. Termina numa anónima praia selvagem cuja dificuldade de acesso permite usufruir de um ambiente em vias de extinção.
2) A ‘subida’ do rio Alcabrichel, ao nível das águas preguiçosas, desde a foz até às famosas nascentes termais, ditas do Vimeiro (embora não se situem nessa freguesia, nem sequer no mesmo concelho…). Atravessaremos as suas belíssimas gargantas calcárias e o harmonioso ‘estuário interior’ por elas definido - na verdade um perfeito exemplo de vale tifónico - através da antiga estrada particular de acesso ao balneário termal, agora encerrada ao trânsito e usada como panorâmica eco-pista (piso em asfalto). Do nosso percurso constam a notável ‘buvette’ da Fonte dos Frades, em estilo português suave, e as históricas piscinas do Vimeiro.
3) O regresso ao ponto de partida privilegiando as alturas das escarpas e respectivos pontos de vista sobre os estreitos cortados à faca pelas águas tranquilas do pequeno rio, culminando numa grandiosa descida sobre o extenso areal da praia de Santa Rita.
Pelo meio visitaremos o recentemente renovado centro interpretativo da Batalha do Vimeiro, que explica de forma exemplar o que importa saber sobre esse episódio, tão glorioso quanto inglório, das guerras napoleónicas.
No final haverá oportunidade para um mergulho retemperador nas frescas águas do Atlântico (prever fato de banho).
Características do percurso: Dificuldade média. Percurso circular ondulado, com cota máxima de apenas 108m mas com alguns (curtos) segmentos íngremes, incluindo uma subida em escadaria de quase 150 degraus. Piso variado (botas obrigatórias). Distância total de cerca de 18km, com possibilidade de neutralização balnear aos 10km. Existe ainda a possibilidade de uma variante mais ‘soft’ com cerca de 15km.
Cartografia: Folha 361 da carta 1/25000 do IGE.
Participação em autocarro - partida às 8h30 de Entrecampos.
Participação em viatura própria: Ponto de encontro às 9h45 na zona norte do parque de estacionamento da praia de Santa Rita (EN247), junto à rotunda de acesso à localidade do mesmo nome (acesso pela saída 9 da A8 e A-dos-Cunhados).
É imprescindível a inscrição prévia no Clube.