Sistelo, nos limiares da transcendência

A ecovia do Vez, as brandas do Sistelo e o Trilho dos mortos... IMPERDÍVEL!
2018-10-05 - 2018-10-07 (Sexta-feira - Domingo)


Já há fotos!

Quem não foi nem imagina o que está a perder 

As fotos da Fátima Rodrigues em http://clubearlivre.org/v/actividades/2018/out/sis/fr/

 

 

 

 

 

 




Visto que esta actividade vai decorrer num fim de semana com feriado, é preciso que as inscrições decorram o mais brevemente possível, de modo a garantir o alojamento.

Companheiros,

Vamo-nos perder nos socalcos verdejantes da Serra da Peneda, deslumbrar-nos com paisagens de uma beleza sobrenatural e abraçar o Rio Vez através de passadiços infinitos? É esta a aventura que vos propomos para os dias 5 a 7 de Outubro.

Embarcaremos numa viagem metafísica que começa junto à água, origem da vida, percorrendo os passadiços da Ecovia de Arcos de Valdevez.

Descobriremos, de seguida, toda a frescura e o vigor da juventude com o Trilho das Brandas do Sistelo, conhecido como o Pequeno Tibete Português e mais recentemente eleito a mais bela Aldeia Rural (7 Maravilhas de Portugal).

Terminaremos a nossa viagem por caminhos verdejantes intercalados por panorâmicas de uma beleza impressionante que propiciam a meditação, percorrendo o Trilho do Caminho dos Mortos.

Sexta-Feira - Ecovia de Arcos de Valdevez
Para fazermos o aquecimento, começaremos por um percurso fácil e bucólico entre a ponte medieval de Vilela e a vila de Arcos de Valdevez. Este troço enquadra-se na Ecovia de Arcos de Valdevez (declarado pela UNESCO, Reserva Mundial da Biosfera), sendo caracterizado por inúmeros passadiços que nos permitirão desfrutar de todo o esplendor do Rio Vez.

Sábado -Trilho das Brandas do Sistelo
A nossa caminhada vai desenrolar-se nas faldas da serra da Peneda , numa serpenteante subida por entre os típicos espigueiros, bosques encantados e brandas de gado e cultivo, com uma paisagem deslumbrante sobre os verdes socalcos , imagem de marca desta região minhota, resultante da interação harmoniosa entre o homem e o ambiente.

Percorreremos calçadas seculares e aldeias remotas para descermos até ao rio Vez. Na parte final do percurso, subiremos uma desafiante escadaria granitica, regressando ao ponto de partida – a aldeia do Sistelo. A Ponte, o insólito Castelo  e a Capela são pontos de passagem obrigatórios antes de uma merecida rehidratação na Tasquinha da aldeia.

Domingo-Trilho do Caminho dos Mortos

Este percurso atravessa a serra de Anta, com um cenário ímpar sobre o vale do Minho e outros pequenos vales como o do rio Sucrasto. Lugar de lendas, todas elas relacionadas com rituais fúnebres atuais e das primeiras civilizações que viveram nesta região, no quarto milénio AC, como a Mamôa do Cotinho, um monumento funerário coletivo e local de culto.

A paisagem envolvente é caracterizada por florestas densas; com manchas de cedros, pontuada pelos núcleos rurais: Arado, Bouças e Cernadas. Percorreremos, desta forma, o caminho outrora utilizado pela povo das aldeias de montanha para transportar os seus mortos, em carros de bois, até à capela do Senhor dos Passos.

Carcterísticas dos percursos: Linear, no primeiro dia, em caminhos planos à beira rio, com a distância aproximada de 10km e duração prevista de 3 horas.

Circulares, nos dias seguintes, sem neutralização. O percurso de sábado tem 11km, cota máxima atingida de797m, e cerca de 6 horas de duração. Este trilho apresenta algumas partes com subidas íngremes que poderão exigir algum esforço, no entanto sem dificuldades técnicas. O percuso de domingo tem uma extensão de 12km, desnível de 320m , com cerca de 5 horas de duração e dificuldade moderada.

Cartografia: Folhas 3 e 8 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000

Alojamento: Residencial em Ponte da Barca

Partida: Sexta-feira, dia 5 (feriado) às oito horas de Entrecampos

Recomendações: Levar botas de montanha, farnel e água. Aconselha-se o uso de bastões e de protetor solar.

O preço inclui o transporte em autocarro, duas noites em residencial, seguro, mapa, informação e a simpatia dos guias.

Situações particulares, favor contactar a Secretaria do Clube.


Preços:
Autocarro 107,00€ Menores 70,00€