Pela Paisagem Protegida de Montejunto

Um cenário maravilhoso, de grande interesse e enorme beleza natural
2019-11-09 (Sábado)

A bela Serra de Montejunto,

é uma Área de Paisagem Protegida  em pleno coração da zona oeste, ocupa uma área aproximada de 4.900ha e foi legalmente criada e regulamentada a 22 de Julho de 1999. Trata-se de uma área protegida de âmbito regional e de gestão partilhada entre o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os municípios de Alenquer e Cadaval.

A serra ergue-se abruptamente entre o Litoral e o Vale do Tejo, demarcando-se da paisagem envolvente pela sua imponente silhueta arqueada, que se avista a longa distância, mas também pelas suas características naturais. Um miradouro natural da região de onde, em dias claros de boa visibilidade, se pode avistar as Berlengas, o Cabo Carvoeiro, o Sítio da Nazaré, as cristas recortadas da Serra de Sintra, as planuras de Montemor e os terrenos da lezíria perto de Santarém.

A serra de Montejunto é parte integrante do chamado Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela. De orientação NE-SW, a sua linha de cumeada, que atinge os 666m de altitude no seu ponto mais elevado, constitui uma barreira natural à progressão de massas de ar marítimo e funciona como um delimitador climático entre norte e sul de Portugal Continental. O maciço calcário da Serra de Montejunto, meio desgastado pela ação erosiva dos ventos salinos que vêm do oceano, constitui o limite sul do chamado Maciço Calcário Estremenho que, apesar de geograficamente descontinuado, inclui também as serras de Sicó, Alvaiázere e Maciço de Porto de Mós.

A serra constitui um espaço natural privilegiado onde vive uma comunidade animal rica e diversificada, uma pequena ilha, no interior de uma extensa área bastante humanizada, onde se pratica uma intensa atividade agrícola.

A ocupação humana da região remonta ao Neolítico, sendo muitos os vestígios arqueológicos (grutas necrópole) e povoados fortificados (castros). O alto da serra foi o local escolhido para a instalação do primeiro convento, em Portugal, da Ordem de São Domingos, séc. XII, e que hoje se encontra em ruínas. Nas proximidades ficam as ermidas de S. João Baptista e Nossa Senhora das Neves, locais onde ainda hoje perduram romarias tradicionais.

Do lado norte e um pouco abaixo da linha de cumeada, em meados do séc. XVIII, foi edificada a Real Fábrica do Gelo que tinha como objetivo o fornecimento de ‘neve’ às cortes de Lisboa.

Mais tarde, foi também ali instalado um Quartel da Força Aérea, hoje desativado. Também se encontram algumas antenas inestéticas. Sobranceiro a Pragança, no sítio do Picoto do Castelo, situa-se ainda o Castro de Pragança, descoberto em 1893.

É neste cenário maravilhoso, de grande interesse e enorme beleza natural, localizado às portas de Lisboa que vamos realizar uma atividade de pedestrianismo.

Sintam-se motivados e convidados a participar!

Características do percurso:

Os cerca de 18km do percurso circular desenvolvem-se num terreno que varia entre estradão e trilho de pé posto, com passagens por pequenos bosques e algumas subidas/descidas um pouco pronunciadas, não extensas, mas distribuídas ao longo do trajeto.

Afinal é preciso subir à serra e descer da serra! O passo será em ritmo pausado, para se admirar a paisagem, visitar os lugares, usufruir da natureza e desfrutar.

A serra é atravessada por vários trilhos de pequena rota bem sinalizados, que o Clube usou para compor um percurso que passa por diversos pontos emblemáticos da serra de Montejunto, e que permite ver as paisagens circundantes tirando proveito da beleza da serra.

O percurso passará pelo miradouro da Penha do Meio-dia e Torre Vigiamiradouro do TejoPicoto da Texugueira, trilho parcial da rota da biodiversidade, rota da cumeada, trilho da calçada dos frades até ao alto da serra, onde se localizam as ruínas do convento dominicano e as ermidas Nossa Senhora das Neves e S. João Baptista, passando ainda pelos moinhos do Céu e do Magoiço.

O percurso escolhido será circular com início e fim no cruzamento de Pragança, para quem chega pelo lado da Abrigada.

O almoço, em estilo merenda, será tomado no decorrer do percurso e, já depois do almoço, haverá tempo para se visitar a Real Fábrica do Gelo, fazer um lanche no parque de merendas, ou até deliciar-se com alguma das saborosas tostas confeccionadas no bar da serra.

Local de encontro: No cruzamento com a estrada que vem da Abrigada, de acesso a Pragança, pelas 8h45.

(Para chegar a Pragança:

 

De Entrecampos - Pela A1, saída Carregado, Abrigada, subida para a Serra de Montejunto durante 8km. Ponto de encontro no cruzamento que indica Montejunto/Cadaval - cerca de 1 hora.  

 

De Entrecampos - Pela A8, saída 10 para Outeiro da Cabeça, Vilar, virar à esquerda, seguir placas Pragança, atravessar Pragança. Ponto de encontro no cruzamento que indica Abrigada/Montejunto - cerca de 1 hora.)


O regresso a Lisboa está estimado a partir das 18h30, e será ajustado em função do ritmo do grupo e meteorologia desse dia.

Recomendações: Calçado confortável de caminhada, roupa adequada à época do ano e às condições atmosféricas, farnel e água.

Inscrição no local - 6,00€ (quem tiver seguro da FPME paga 5,00€).

O preço também inclui o seguro da actividade.