Os Miradouros do Gerês…

… a Serra Amarela e o Castelo Escondido
2020-07-11 - 2020-07-12 (Sábado - Domingo)

ACTIVIDADE ADIADA!

Nova data será comunicada em Setembro 






O Gerês e a Serra Amarela

encerram inúmeros lugares misteriosos, acessíveis apenas aos olhares mais atentos e aos corações mais aventureiros.

Nesta atividade propomos desvendar alguns deles, começando por miradouros que parecem aproximar-nos mais das nuvens do que da terra, dando a sensação de estarmos num mundo suspenso de onde se avistam lagos e montanhas fantásticas.


Por entre as nuvens, afastado dos olhares indiscretos das grandes massas humanas que ousam invadir este reino, esconde-se ainda um imponente castelo rochoso. Trata-se de uma obra de arte de uma beleza ímpar que a Natureza conseguiu camuflar, permanecendo por esse motivo um dos segredos mais bem  guardados da região. 


Apenas os aventureiros de coração aberto conseguirão alcançar e admirar a magnitude deste paraíso.


Características dos percursos:


1º dia (sábado) – Trilho dos Miradouros

Percurso circular, sem neutralização, com início e fim na vila do Gerês. A extensão é aproximadamente de 12km, sendo o grau de dificuldade médio, com relevos bastante acidentados, em áreas de crista e de planalto, vertentes íngremes e vales apertados. 

Neste trilho vamos encontrar vários cabeços de granito, dos quais se destacam os miradouros da Junceda, Boneca e Fraga Negra.


2.º dia (domingo) – Trilho do Castelo

Percurso circular, sem neutralização, com início e fim na estrada de Covide. Percorremos cerca de 16km, sendo o grau de dificuldade média, por veredas singulares ladeadas pelos maciços montanhosos da Serra Amarela e do Gerês. 

Este trilho estende-se pelas chãs e cumeadas de Santa Isabel, por caminhos e campos rurais, culminando na majestosa formação granítica designada por Castelo, com vista panorâmica sobre a Barragem da Caniçada até ao infinito.


Recomendações: 1,5l de água por dia, protetor solar, bastões e farnel para os almoços.


Cartografia: Folhas 30 e 43 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.


Alojamento: No Hotel Pimpão (telef 253391560), na vila do Gerês. Cada participante deve reservar o hotel por conta própria. Se quiser ficar no Hotel Pimpão, diz que pertence ao CAAL, mas pode ficar em qualquer hotel à escolha, desde que não seja muito longe da vila do Gerês.


Ponto de encontro: Às 13h00 de sábado, frente às Termas, na vila do Gerês.


Preço:  23,00€ (inclui o reconhecimento da actividade, o seguro, o mapa e a informação).


É imprescindível a inscrição no Clube.