Dia do Ambiente do CAAL...

...no Jardim Tropical de Lisboa
2020-10-08 (Quinta-feira)



ACTIVIDADE ADIADA!

Lamentamos informar que não estão reunidas as condições acordadas para a visita guiada que estava programada ao Jardim Botânico Tropical. Está a decorrer um espectáculo cujos adereços disvirtuam o local  nos termos que nos levaram a projectar esta actividade.
Assim vemo-nos obrigados a adiá-la para quando este espectáculo terminar. 

 





No âmbito da celebração do Dia do Ambiente do CAAL,

vamos fazer uma visita guiada ao Jardim Botânico Tropical, no próximo dia 8 de outubro, 5ªfeira, a começar às 15h.

A duração da visita será cerca de 1h00.

Concentração à porta do jardim às 14h45.

Preço: 9,50€ (inclui a entrada no jardim e a visita guiada).

É imprescindível a inscrição no Clube.

 

Para aproveitar o facto de estarmos em Belém, sugerimos a exposição ‘O Mar é a nossa Terra’ no CCB (Garagem Sul).

A última entrada é às 17h30. Quem quiser ter mais tempo pra ver a exposição, pode ir antes da visita ao jardim. 

 


JARDIM BOTÂNICO TROPICAL – Largo do Jerónimos, 1400-209 Lisboa

O Jardim Botânico Tropical (JBT) situa-se junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Com uma área total de cerca de 7ha, o Parque Botânico e as Estufas reúnem um conjunto de cerca de 600 espécies botânicas maioritariamente de origem tropical e subtropical (principalmente oriundas das antigas colónias portuguesas), entre as quais raros exemplares exóticos e muitas espécies em vias de extinção, ou extintas nos seus países de origem. Desenvolve actividades de carácter científico, educativo, cultural e de lazer, no âmbito da preservação e valorização do património e da difusão da cultura científica sobre a ciência tropical.

Foi criado em 1906, por decreto régio, no âmbito da organização dos serviços agrícolas coloniais e do Ensino Agronómico Colonial no Instituto de Agronomia e de Veterinária, tendo-se denominado, então, Jardim Colonial.

Em 1940, acolheu a secção colonial da Exposição do Mundo Português, um dos expoente de propaganda do Estado Novo e da sua política colonial. São visíveis testemunhos materiais desta exposição: edifícios, estatuária e azulejaria.

Em 1944, o Jardim Colonial fundiu-se com o Museu Agrícola Colonial para formar o Jardim e Museu Agrícola Colonial, deixando de estar sob a dependência pedagógica do Instituto Superior de Agronomia. A designação evoluiu em 1951 para Jardim e Museu Agrícola do Ultramar, passando a integrar em 1974 a Junta de Investigações do Ultramar, posteriormente Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) . Em 1983 o Jardim adoptou a designação de Jardim-Museu Agrícola Tropical, constituindo uma das unidades funcionais do IICT.

Em 2007, o Jardim foi classificado como Monumento Nacional, juntamente com o Palácio Presidencial e outros espaços da zona de Belém.

Desde 2015 o Jardim Botânico Tropical integra o património da Universidade de Lisboa (em resultado da extinção por fusão do IICT, I.P)

Em Janeiro de 2019 iniciou-se o Programa de Recuperação e beneficiação do JBT, encontrando-se já concluída a primeira fase.