Várzea de Loures e Sto Antão do Tojal

Loures aqui tão perto…
2020-10-27 (Terça-feira)

 



Uma linda manhã, muito bem passada!

 

 

 

 

 

 

 







A caminhada irá ter início no Parque Adão Barata, seguindo em direção ao Infantado, onde iremos poder observar alguns painéis de arte pública.

De seguida iremos atravessar a Várzea de Loures até junto da Fábrica do Sebo, mais concretamente na Ribeira de Casaínhos, onde no tempo da construção do Convento de Mafra (conforme Saramago descreveu no livro ‘Memorial do Convento’) existia um cais de desembarque para os navios que traziam os materiais, mármores e outros, que depois seguiam em carroça de bois até Mafra.

Neste local existe ainda a calçada original dessa época. Também aqui foi encontrado um fémur de um elefante pré-histórico.

Mais à frente iremos virar à esquerda e seguir por um olival até ao Paúl das Caniceiras, um dos três que existem nesta zona, um deles em Vila Franca: Paúl da Granja. Muito importante do ponto de vista ambiental e um dos pontos mais importantes da Várzea de Loures, particularmente ao nível da nidificação de várias aves, infelizmente em risco de degradação.

Chegados a St Antão do Tojal, ao Largo do Pelourinho, iremos passar pela estátua de um dos mais notáveis Lourenses, republicano, um homem muito à frente do seu tempo, Augusto Dias da Silva. Também neste largo existe uma igreja que em tempos serviu de taberna...

Mais à frente passaremos no Bairro do Povo e no Jardim de St Antão, com as estátuas dos saloios e a estátua de Avelar Brotero, considerado como o pai da Botânica Portuguesa.

Seguindo o périplo por St Antão, iremos passar pela fonte, pelo aqueduto e finalmente chegar ao Largo Monumental, com a igreja e o Palácio dos Arcebispos, um dos expoentes da arte barroca em Loures.

Na visita ao interior do palácio iremos contar com a companhia do Dr Jorge Aniceto, um dos homens mais conhecedores sobre esta temática.

Características do percurso: Vamos ter um percurso rural e urbano, circular, praticamente plano, caminhada fácil sem obstáculos de maior, e cheia de pontos de interesse ambientais e patrimoniais, actualmente também parte do percurso da Rota do Memorial do Convento.

Distância - 13km.

Retorno previsto pelas 13h00. A não perder!

Pontos de interesse: Várzea de Loures, Costeiras do Trancão, Palácio dos Arcebispos, Paúl das Caniceiras e Rede Hidrográfica da Várzea.

Ponto de encontro: Às 9h30 no Parque Adão Barata em Loures – 38º49’36.15”N 9º09’38.33”O (Parque da Cidade). Há estacionamento.

É imprescindível a inscrição no Clube (8,50€ inclui seguro; 7,50€ para quem tenha seguro da FPME).