Os Campos de Bucelas

Os recantos, as paisagens, a vida e o vinho
2020-11-14 (Sábado)




Actividade ADIADA
 
É junto ao Museu da Vinha e do Vinho, em Bucelas, que vai começar este nosso bonito percurso.
Vamos andar junto ao rio Trancão (sem poluição e maus cheiros), atravessar o rio Pequeno, ver o Núcleo Museológico Luís Serra, na aldeia da Bemposta, com um vasto espólio de trajes, alfaias e transportes agrícolas, ferramentas, loiças, utensílios de cozinha e mobiliário, que caracterizam o povo desta região saloia. Visitaremos também a sua bonita capela.
Continuamos por trilhos, veredas e caminhos rurais para descobrir duas cascatas (que, esperemos, tenham água para tornar ainda mais belos os recantos onde se encontram) e ver o que resta de algumas das antigas azenhas da região.
Sempre com uma bela envolvente paisagística vamos chegar a um local que, pelos socalcos das suas vinhas, nos fará pensar que chegámos ao Douro.
Subiremos até ao que resta de um moinho, antes de descermos de novo até Bucelas e ao Museu da Vinha e do Vinho, que vamos visitar, e onde se fica a conhecer as principais fases de trabalho da vinha e os meios tradicionais de produção do vinho desta região.
Seguimos depois para uma prova de vinho arinto, casta de uva branca originária desta região e bem característica das encostas de Bucelas, que apresentam um microclima com grandes variações diárias de temperatura, o que confere aos seus vinhos um especial sabor.
Para terminar, quem quiser pode participar num convívio final (por conta dos interessados) num café que nos preparará umas bifanas no pão.
Características do percurso: Circular, ondulado, com cerca de 13km e sem dificuldades de maior. Não há possibilidade de neutralização.
Recomendações: Levar farnel, o almoço durante o percurso será o que cada um de nós levar na mochila. É aconselhável o uso de botas de montanha ou sapatos adequados e, eventualmente, de bastões.
Ponto de encontro: Às 09h00 em Bucelas, no parque de estacionamento por detrás do Museu da Vinha e do Vinho.
Preço da actividade: 8,50€ (inclui seguro); 7,50€ (se tiver seguro da FPME). É necessária a inscrição no Clube.
A entrada no museu é uma cortesia da  Câmara Municipal de Loures, e a prova do vinho arinto é uma gentileza da Enoteca da Enoport.
Junto ao Museu da Vinha e do Vinho vamos poder apreciar o último mural pintado em Bucelas.