As fotos do Carlos Góis em
http://clubearlivre.org/v/actividades/2021/abr/festo2/cg/
Saímos das Portas de Benfica,
antiga porta fiscal de Lisboa, próximo de onde as estradas militar e de circunvalação se separavam. Rumamos à Pontinha, via Venda Nova e traseiras do cemitério de Benfica.
Vamos até aos miradouros da igreja paroquial e do parque Poetas de Abril, bem no topo da linha de festo, de onde observamos o vale de Odivelas. Percorremos o bairro Padre Cruz para visitar a exposição de arte urbana.
Passamos pelo cemitério de Carnide, e chegamos ao núcleo urbano antigo do Paço do Lumiar, onde fazemos uma pausa para piquenique (quiosque de apoio). Voltamos a aproximar-nos da linha de festo e estrada de circunvalação, contornando o campo de golfe do Paço do Lumiar.
Transposta a calçada de Carriche pelo novo viaduto ciclopedonal em madeira, subimos as escadarias que nos levam ao núcleo urbano antigo da Ameixoeira/Santa Clara. Finalmente, via parque urbano do Vale da Ameixoeira, descemos por caminho de pé posto do topo da linha de festo do Alto do Chapeleiro até Olival Basto e Senhor Roubado (términus), passando pela antiga muralha fiscal de Lisboa.
Para os mais intrépidos poderá fazer-se uma extensão do percurso até Vale do Forno.
Características do percurso: Urbano de 13km e quase 300m de desníveis acumulados.
Possibilidades de neutralização a cada 100 a 200 metros.
Ponto de encontro: Às 10h00 de terça feira, entre os dois edifícios no centro das Portas de Benfica.
É imprescindível a inscrição no Clube (6€, 5€ para quem tiver seguro).