De S. Julião ao rio Lisandro

Por caminhos rurais e veredas, a ver o mar
2021-05-22 (Sábado)


ESGOTADO

Considerado por muitos como o ex-libris da zona da Ericeira, 

este percurso leva-nos da praia ao campo rural, nomeadamente ao bonito e fértil vale do rio Lisandro, por veredas e caminhos rurais.

Percurso circular, tem o seu início e fim junto à praia de S. Julião, a sul da Ericeira. Pouco depois do início, aquecidos por 2,5km de caminhos rurais a acompanhar o vale da ribeira do Falcão, o caminho leva-nos por vereda de pé posto, sempre a subir, na direção da estrada nacional, onde se pode neutralizar (nota: a partir deste ponto já não haverá qualquer tipo de dificuldade no percurso, e a parte final é de beleza imperdível!).

Ultrapassado esse obstáculo, começamos a descer para o lindo e fértil vale do rio Lisandro, que iremos acompanhar pela margem esquerda até à pequena capela da Senhora do Ó.

Continuamos a acompanhar o rio, agora um pouco mais distantes, por caminhos rurais e veredas de pé posto.

A parte final do percurso, de grande beleza, é feita a meia encosta pela foz do rio Lisandro e com vistas espetaculares. Pouco depois acompanhamos o oceano e passamos junto a S. Julião, para logo de seguida chegarmos ao final do nosso percurso.

Características do percurso: Circular com cerca de 13km, sem grandes dificuldades, com desníveis acumulados de apenas 310m. Possibilidade de neutralização aos km 4 e 8,5.

Carta militar: Folhas 388 e 402 (escala 1/25000).

Recomendações: Trazer bom calçado de marcha e roupa adequada à previsão de tempo. Trazer

água e farnel.

Ponto de encontro: Parque de estacionamento (38 o  56’ 2.0” N | 9 o  25’ 10.5” O) situado 150m a

norte do bar ‘Gota d´Álcool’ da praia de S. Julião, às 9h30, a sul da Ericeira.

Estimam-se 5 horas de caminhada com tempo para apreciar a paisagem.

É imprescindível a inscrição no Clube (8,50€; 7,50€ para federados)