Os Campos de Bucelas

Os recantos, as paisagens, a vida e o vinho
2021-05-02 (Domingo)

 








Já há fotos desta actividade!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 








 

 

É junto ao Museu da Vinha e do Vinho 

que vai começar este nosso bonito percurso. Começaremos por visitar este Museu, ficando a conhecer as principais fases do trabalho da vinha e os meios tradicionais de produção do vinho desta região - o arinto. Feito de uma casta de uvas brancas com o mesmo nome, graças ao microclima com grandes variações diárias de temperaturas desta região, fica com um sabor especial. Junto ao Museu da Vinha e do Vinho vamos poder apreciar o último mural pintado em Bucelas. 

Vamos andar junto ao rio Trancão (sem poluição e maus cheiros), atravessar o Rio Pequeno, ver o Núcleo Museológico Luís Serra, na aldeia da Bemposta, com um vasto espólio de trajes, alfaias e transportes agrícolas, ferramentas, loiças, utensílios de cozinha e mobiliário que define o povo desta região saloia e, também, visitar a sua bonita capela.

Continuamos por trilhos, veredas e caminhos rurais para descobrir duas cascatas (que esperemos tenham água para tornar ainda mais belos os recantos onde se encontram), e ver o que resta de algumas das antigas azenhas da região.

Sempre com uma bela envolvente paisagística vamos chegar a um local que, pelos socalcos das suas vinhas, nos fará pensar que chegámos ao Douro.

Subiremos até ao que resta de um moinho antes de descermos, de novo, até Bucelas.

Características do percurso: Circular, ondulado, com cerca de 13km e sem dificuldades de maior. Não há possibilidades de neutralização.

Recomendações: Levar farnel, o almoço durante o percurso será o que cada um de nós levar na mochila. É aconselhável o uso de botas de montanha ou sapatos adequados e eventualmente de bastões. Não esquecer a água.

Ponto de encontro: Às 09h00 no parque de estacionamento por detrás do Museu da Vinha e do Vinho em Bucelas.

As entradas nos museus são uma cortesia da Câmara Municipal de Loures e do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta.

É necessária a inscrição no Clube (8,50€ e 7,50€ para federados)