Quinta do Pisão e Penhas do Marmeleiro

A horta, os animais e o miradouro das Penhas
2021-10-09 (Sábado)

 




Uma surpresa e um espanto!

 

Belo dia e excelente passeio pelas Penhas do Marmeleiro, pela  ribeira das Vinhas

As fotos da Conceição Pereira em  https://clubearlivre.org/v/actividades/2021/out/pisao/cp/

 

 

 

 







Iniciaremos a nossa actividade na Quinta do Pisão - Parque de Natureza,
recuperada e requalificada pela Câmara Municipal de Cascais, situada no sopé da Serra de Sintra, que compreende 380 hectares de área totalmente inserida no Parque Natural de Sintra - Cascais.

 

 Dedicada à actividade agro-silvo-pastoril, a Quinta possui igualmente ruínas com valor cultural e arquitetónico. A Quinta do Pisão pretende salvaguardar este património ecológico, cultural e histórico, desenvolvendo a interação entre actividade humana e o espaço natural (diversidade de ecossistemas e habitats naturais).

 

A presença humana na Quinta do Pisão remonta à Pré-História, com vestígios na gruta de Porto Côvo referenciados como pertencentes ao período Neolítico e Calcolítico e Idade do Bronze e Idade do Ferro, isto é, há 4500 a 5000 anos. A gruta terá sido utilizada como necrópole, tendo-se identificado durante as escavações arqueológicas realizadas em 1879 por Carlos Ribeiro, arqueólogo da Comissão dos Trabalhos Geológicos de Portugal, ossadas humanas entre outros artefactos e utensílios”.

 


Actividades existentes na Quinta do Pisão

 

Horta:
A produção hortícola iniciou-se em 2013 numa parcela com cerca de um hectare. Os produtos são biológicos e certificados da época. Podem ser selecionados e colhidos diretamente da terra pelos visitantes. Estão também à venda ervas aromáticas, mel, marmeladas, compotas caseiras e lenha ensacada. Horário ao sábado: 9h00-13h00.

 

Animais: Para além dos burros lanudos, a Quinta do Pisão tem também alguns cavalos e um núcleo de ovelhas e borregos da raça campaniça. Mas ali vive ainda toda uma fauna específica do espaço natural do Pisão.

Passeio interpretativo, observação de aves e identificação da flora: Estes trilhos identificados pretendem desafiar o visitante a aventurar-se pelos caminhos existentes, ao longo dos quais se encontram painéis interpretativos com identificação das espécies das aves e flora mais significativas, que podem ser vistas/identificadas no local.

 

Loja da quinta:

 

A loja da quinta encontra-se no edifício principal da Quinta do Pisão, a Casa da Cal, onde existe o Centro de Interpretação, uma área de exposição e instalações sanitárias.

 

Percurso dentro da quinta (cerca de 2 horas):

 

Ao longo de um percurso circular percorreremos alguns dos pontos de interesse, devidamente identificados - Capela de Nossa Senhora da Conceição; Forno de Cal; Gruta de Porto Côvo; Ribeira do Cuco; Casal de Porto Côvo; Eira dos Fornicos; Lagoas; Hortas iremos usufruir do contacto com a natureza, os animais e, se for esse o desejo de alguns, dedicar-se a colectar produtos hortículas que pretendam adquirir na horta biológica (atenção: só até às 13horas).

 

Quem quiser levar crianças para observar os animais, e picnicar poderá, quem sabe, proporcionar-lhes uma passeata num burro lanudo.

Trilho Quinta do Pisão - Penhas do Marmeleiro


Após o picnic, por volta das 13h30, faremos um trilho circular (a começar e a acabar na quinta), partindo do Pisão até ao Miradouro das Penhas do Marmeleiro.
Com início no interior da quinta, seguimos por um estradão até atravessarmos a EN 247-5. Através de um caminho pedonal recuperado recentemente, ao longo da ribeira dos Marmeleiros, seguiremos em direção ao Parque Urbano das Penhas do Marmeleiro, junto à povoação de Murches; depois de atravessarmos uma pequena ponte sobre a ribeira das Vinhas, atingimos o Miradouro das Penhas, onde vamos usufruir das fantásticas vistas para a Serra de Sintra e para os vales das Ribeiras das Vinhas e dos Marmeleiros.

 

A descida do miradouro faz-se através de um passadiço (recuperado), minimizando os efeitos dos declives naturais, que vai desembocar junto à ponte atrás referenciada.
No percurso de regresso para a Quinta do Pisão passamos junto da Associação São Francisco de Assis, Centro de Proteção Animal de Cascaiscom capacidade instalada de acolhimento de cerca de 650 animais, num espaço amplo situado no Zambujeiro, Alcabideche.
Depois de atravessarmos de novo a EN 247-5 (também referida como Estrada do Pisão), entraremos num estradão da Quinta do Pisão contornando, com uma visão ‘aérea’ devido à cota elevada, a zona onde se localiza a horta biológica, passando pelo forno de Porto Côvo e finalizando a actividade no Centro de Interpretação.

 

Inscrição na secretaria do Clube: 9,50€ (inclui seguro); 8,50€, para quem for federado. Crianças até 12 anos GRÁTIS
 

Hora e local de encontro: Às 10h00 na Quinta do Pisão de Cima, Estrada EN9-1 (junto à Barragem do Rio da Mula), estrada que liga o Linhó (EN9) à Malveira da Serra. Existe parque de estacionamento no interior da quinta, junto ao Centro Interpretativo Forno da Cal.

Prevê-se que a actividade esteja terminada a meio da tarde.

 

Recomendações: Levar sapatos de caminhada, farnel, água, protector solar e saco para as compras.