CAMINITO del REY, TORCAL de ANTEQUERA e RONDA

Dias de descoberta de patrimónios mundiais e de aventura
2022-04-22 - 2022-04-25 (Sexta-feira - Segunda-feira)

As fotos da Teresa Santos AQUI 

IMG_20220425_123858 

IMG_20220424_095758 

IMG_20220424_181138 

 

 

 

spain-caminito-del-rey  Plaza-del-Socorro-Ronda-840x670  PROGRAMA

Nesta atividade vamos ter a oportunidade de conhecer, entre outros, vários locais classificados como Património Mundial da Unesco. De ressaltar a componente histórica de alguns deles e a envolvente paisagística inesquecível de outros, sem esquecer a aventura

Fotos de Apresentação AQUI 

 

Dia 22 de abril (6ª feira): 
Lisboa - Ardales

Saímos de Lisboa pelas 8h00 da manhã e o nosso dia será dedicado à viagem até Ardales, onde chegaremos antes da hora de jantar.

É aqui, bem perto da entrada do Caminito del Rey, que vamos ficar alojados no charmoso Hotel Mesón la Posada del Conde, junto da albufeira da barragem de ‘Conde de Guadalhorce’, e com uma envolvente montanhosa de abrir o apetite para o famoso caminho que iremos percorrer no domingo.

O alojamento, com pequeno almoço, será em quarto duplo com casa de banho privativa

Almoço e jantar livres.

 

Dia 23 de abril (sábado):
Ardales - Antequera - Torcal de Antequera

 

Depois do pequeno almoço vamos até Antequera, cidade conhecida como ‘o coração da Andaluzia’, devido à sua localização central entre Málaga, Granada, Córdoba e Sevilha.

O seu conjunto histórico tem mais de cinquenta monumentos

: alguns da Idade do Bronze e outros do tempo dos romanos, dos visigodos e dos muçulmanos, a que acrescem obras mais recentes da época do renascimento.

Durante a manhã teremos uma visita guiada a esta bela cidade para, com mais facilidade, descobrirmos a sua história.

Almoço livre.

Da parte da tarde vamos até ao Torcal de Antequera, reserva natural classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade. Famoso pelo seu relevo com formas incomuns, tem uma das mais impressionantes paisagens cársicas da Europa.

A sua rocha calcária do período jurássico (cerca de 150 milhões de anos), em resultado da erosão sofrida, deu origem a formas surpreendentes, sendo que algumas se assemelham a objetos do quotidiano como a Esfinge, o Jarro, o Camelo, o Parafuso, etc. A sua flora e fauna são muito diversificadas, podendo ver-se uma grande variedade de flores silvestres, trinta variedades de orquídeas, muitas espécies de répteis e, entre outros, o abutre-grifo e cabras de montanha.

Nesta maravilha da natureza faremos uma pequena caminhada que nos vai proporcionar a oportunidade de admirar as formas estranhas e surpreendentes deste local.

Regresso a Ardales.

Alojamento no mesmo local.

Jantar livre.

 

Dia 24 de abril (domingo):
Ardales - Caminito del Rey - Ronda

 

 

Após o pequeno almoço vamos até ao Parque Norte do Caminito del Rey, onde terá início o percurso que inspirou esta atividade.

 

O Caminito del Rey é um trilho feito entre os anos de 1903 e 1905 no desfiladeiro de Gaitanes, perto da vila de El Chorro, para dar acesso aos trabalhadores que estavam a construir a Barragem de El Chorro e, posteriormente, para aqueles encarregues de proceder à sua manutenção.

 

O seu nome deve-se ao facto de, em 1921, o rei Alfonso XIII o ter percorrido para poder ir inaugurar outras duas barragens construídas na região.

 

Este trilho tem um total de 8 km dos quais 3 km são em passadiço através do desfiladeiro.

 

O Caminito del Rey começa por um troço em terra batida com cerca de 1,5km dentro de um bosque, localizado junto à albufeira de Gaitanejo. 

 

Entramos depois numa zona de passadiços em madeira e ferro que percorre o canhão fluvial do rio Gaitanes, ou desfiladeiro de Gaitanes, onde teremos oportunidade de apreciar vistas absolutamente espetaculares e tirar fotos fantásticas.

 

Segue-se mais um percurso em terra batida com uma bela paisagem que faz lembrar a dos Pirenéus.

 

E, de novo, surgem os passadiços para percorrer um troço que muitos consideram ser, de todos, o mais espetacular.

 

Aqui o novo passadiço foi construído sobre o caminho antigo feito de cimento, podendo ver-se o mau estado a que chegou o trilho original. Ao mesmo tempo aproveitaremos para apreciar a paisagem absolutamente deslumbrante que nos rodeia. 

 

 

O percurso que iremos fazer abriu oficialmente ao público em março de 2015 pois o anterior, por razões de segurança, foi encerrado pelo governo local. No entanto, os mais aventureiros sempre encontraram meios de continuar a fazer o Caminito del Rey.

 

Os Grupos de Dinamização de Montanha e de Escalada do CAAL fizeram, mais de uma vez, este caminho antigo.

 

Depois de terminarmos os passadiços, restam-nos apenas mais 2 km num trilho de terra batida até chegarmos ao local onde nos espera o nosso autocarro.

 

Almoço livre.

 

 

De tarde vamos até Ronda, cidade da província de Málaga no topo de um desfiladeiro profundo, que muitos consideram uma das mais bonitas cidades de Espanha.

 

O desfiladeiro (El Tajo), com 100 metros de profundidade, por onde passa o rio Guadalevín, separa a cidade nova, fundada por volta do século XV, da cidade velha, que data da ocupação moura.

 

Puente Nuevo é uma enorme ponte em pedra que atravessa o desfiladeiro e tem um miradouro para desfrutar das espetaculares vistas.

 

Conhecida como ‘cidade dos castelos’, Ronda é uma atalaia natural defendida, na sua parte mais acessível, por uma alcáçova. Estão ainda bem conservadas as suas muralhas e as portas mais importantes que davam acesso à cidade.

 

Também aqui vamos ter uma visita guiada para melhor conhecermos a cidade velha e alguns dos seus monumentos mais emblemáticos.

 

Regresso a Ardales.

 

Alojamento no mesmo hotel.

 

Jantar livre. 

 

Dia 25 de abril (domingo):
Ardales - Sevilha - Lisboa

 

Depois do pequeno almoço vamos começar a nossa viagem de regresso a Lisboa, não sem antes fazermos uma paragem alargada em Sevilha, onde poderemos ver alguns dos seus pontos de interesse.

Almoço livre.

Chegada a Lisboa prevista para as 20h00.

 

Recomendações para o Caminito del Rey:
- Não se podem levar bastões

- É proibido fazer picnics durante o percurso mas pode levar-se fruta, barras energéticas ou uma sandes que se possa comer em andamento

- É obrigatório levar botas de montanha

- Crianças até aos 8 anos não podem fazer o percurso.

Devido a restrições do Caminito del Rey a atividade é limitada a 30 pessoas.

Muito importante:

até ao dia 15 de março terão de estar confirmadas todas as participações na atividade, pois a partir dessa data o Clube terá de desistir das eventuais reservas excedentárias. 

Partida: Sexta, dia 22 de abril, às 08h00, de Entrecampos (na Av. 5 de outubro, frente ao parque de estacionamento do Hospital Curry Cabral).

Chegada a Lisboa prevista para as 20h00 de segunda, dia 25 de abril

 

O preço de 462€ inclui o transporte em autocarro desde Lisboa, o alojamento com pequeno almoço (em quarto duplo, com casa de banho privativa), as visitas guiadas em Antequera e Ronda, o acesso ao Torcal de Antequera num shuttle, a entrada no Caminito del Rey, o seguro e a informação.
O pagamento poderá ser efetuado em 3 prestações mensais (janeiro, fevereiro e março) no valor de 154€ cada.

A primeira prestação, no ato da inscrição, e as outras 2 aos dias 10 de fevereiro e de março respetivamente.