De Benfica ao Palácio das Necessidades – itinerário 2

Olhar de fora para Monsanto
2021-11-20 (Sábado)






Vejam  as  fotos da Teresa Santos
Olhar de fora para Monsanto II   Olhar de fora para Monsanto II










20171219_143640  20211019_163813
A caminhada parte do largo fronteiro à estação de comboios de Benfica!
As fotos do reconhecimento podem ser abertas AQUI
Contornaremos Monsanto desta vez pelo lado poente
A caminhada vai novamente aos baloiços panorâmicos de Benfica, antes de passar rapidamente a linha de cumeada da Buraca e entrar na bacia hidrográfica da ribeira de Algés. A partir daí seguiremos o aqueduto das Francesas (subsidiário do das Águas Livres) e a própria ribeira de Algés até chegarmos à zona comercial Alfragide/Carnaxide e subirmos aos moinhos do Alto do Montijo para contemplarmos Monsanto e o mar. Partiremos depois para uma secante ao parque florestal de Monsanto que nos levará de moinho em moinho por Caselas, Caramão da Ajuda e moinhos de Santana.
Bem instalados na vertente sul de Monsanto e sempre com ótimas vistas sobre o gargalo do Tejo visitaremos palácios, arte urbana, parques urbanos, chafarizes, hortas urbanas (algumas levando-nos a Santo Antão ou Santiago, em Cabo Verde), pedreiras, mais palácios, capelas, jardins, mais pedreiras, passagens estranhas e antigos moinhos de maré.  Transposta a ribeira de Alcântara, poderemos fazer uma incursão na Tapada das Necessidades antes de acabarmos no velho miradouro do Palácio das Necessidades, de onde se vê agora melhor o novo hospital do que o rio.
Características do percurso: Percurso semiurbano com um total de cerca de 14 km, com alguns desníveis, mas com várias possibilidades de neutralização.
Recomendações: Usar bom calçado de marcha, devido aos desníveis e à natureza de alguns trilhos. É recomendao trazer farnel e água. A meio do percurso haverá tempo livre para almoço.
Cartografia: Folha 431 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.
Ponto de encontro: Estação de comboios de Benfica, às 9h30. Existe um parque de estacionamento gratuito na rua José Augusto Seabra, nas traseiras da estação de comboios de Benfica.
Inscrição no local: 7,50€ (6,50€ para quem tiver seguro).