Vale de Cavalos

O Atlântico ao pé de casa
2021-12-11 (Sábado)

Vale de Cavalos  Vale de Cavalos

As fotos do reconhecimento AQUI 

É junto ao RAC - Regimento de Artilharia de Costa - 6ª Bateria Raposa, na Estrada Florestal da Fonte da Telha, que vai ter início esta atividade.

Este posto militar encontra-se instalado na Mata dos Medos (que tão boas recordações nos traz das muitas atividades, tipo Monsanto, que o nosso companheiro João Noronha ali organizou para o CAAL).

O nome desta zona conhecida por Vale de Cavalos será, segundo o historiador Rui Manuel Mesquita Mendes, ‘uma corruptela recente’. De facto, o topónimo Cavala é bem mais antigo, provavelmente relacionado com a abundância desta na costa.

Começamos num dos trilhos da Mata e, pouco depois, descemos para a Praia da Fonte da Telha que vamos percorrer durante algum tempo, passando pelo local de pesca da Fonte da Telha. Neste percurso podemos admirar, de baixo, as arribas fósseis da Costa da Caparica, constituídas por estratos de rochas sedimentares, cuja origem remonta ao Pliocénico.

Ao chegarmos à Praia do Berto afastamo-nos do mar e subimos para as arribas.

Já no alto, na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil, continuamos por um trilho com uma vertente paisagística encantadora.

Pouco depois deparamo-nos com outra instalação militar, o Sub-Destacamento de Controlo Costeiro da Fonte da Telha, ligada à GNR.

Contornamos estas instalações e, ao chegarmos à Herdade da Apostiça, entramos de novo na Mata dos Medos para percorrer um troço do GR11-E9, um dos Trilhos Europeus de Grande Rota, que vai desde o Cabo de São Vicente, em Portugal, até São Petersburgo, na Rússia, ao longo do litoral ocidental da Europa.

Durante este bonito percurso passamos por um local onde se costuma fazer parapente e pelo Centro de Interpretação da Mata dos Medos que, infelizmente, não podemos visitar, pois, só funciona das 9h00 às 17h00 nos dias úteis.

Ao fim de 12km chegamos ao ponto de partida e local de neutralização.

E o nosso percurso continua (para quem quiser) por mais 5km, onde continuamos a admirar recantos e paisagens espetaculares da Mata dos Medos e a fazer mais um pequeno troço do GR11-E9.

Características do percurso:

1ª parte - Maioritariamente plano, com uma descida para a praia e uma subida para a arriba. 2ª parte - Praticamente plano. Grande parte do percurso é feita em terreno arenoso.

Ponto de encontro: Às 9h30 junto ao RAC - Regimento de Artilharia de Costa - 6ª Bateria Raposa, na Estrada Florestal da Fonte da Telha (nas ruas fronteiriças há espaço para estacionar).

Inscrição no local (9,50€; 8,50€ para quem tiver seguro).