Por Alenquer e arredores

De Meca ao ‘Presépio de Portugal’
2022-04-09 (Sábado)

20220409_101359 As fotos da Isaura Freire AQUI 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Damião_de_Góis1 e6e1ab21-1086-4817-8813-457b7fcfdfde  

Alenquer, mercê da sua disposição em encosta, partindo do topo de um outeiro em direção ao vale, há m  uito que conquistou o epíteto de ‘Presépio de Portugal’.

Berço de Damião de Goes e predileta de Luís de Camões desempenhou papel preponderante em cada época da história. Testemunho disso mesmo é o seu riquíssimo património: sítios pré-históricos, castelos, conventos, igrejas, ermidas, quintas e casas senhoriais.

É parte desse rico património que vamos procurar conhecer nesta actividade que começará nos arredores, mais concretamente pela Igreja de Santa Quitéria, ou Basílica de Santa Quitéria, uma igreja localizada no Largo de Santa Quitéria de Meca, na localidade de Meca, pelas 10h00.

Este belo exemplo de arquitetura neoclássica é considerado uma das mais belas do concelho de Alenquer, devido à sua unidade arquitetónica, apresentando inspirações na arquitetura do Convento de Mafra e uma grande aproximação estilística à Basílica da Estrela. A construção da igreja data do final do século XVIII.

Após a visita, partindo do Largo do Pelourinho, faremos um troço da Rota de Santa Quitéria (cerca de 4km), indo visitar o Cabeço de Meca, também chamado de Cabeço de Santa Quitéria, com uma deslumbrante vista sobre uma lagoa, restos de uma chaminé vulcânica, rodeada por um cenário pintado com o Tejo ao fundo, e Montejunto a espreitar no horizonte.

Pelas 12h00 horas iremos até Alenquer, onde teremos tempo livre até às 14h00, para experimentar a gastronomia local ou simplesmente passear pela vila.

Às 14h00 começaremos uma série de visitas guiadas ao património cultural de Alenquer: o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, o Castelo e a Judiaria, o Convento de São Francisco e os seus Claustros, a Igreja do Espírito Santo, o Museu de Pintura João Mário e o Museu do Presépio.

O fim da atividade está previsto para as 18h00.

Recomendações: Embora a atividade seja predominantemente urbana, haverá alguns quilómetros de caminhada, pelo que deverão usar calçado e vestuário adequado, nomeadamente tendo em atenção as condições atmosféricas.

Partida de autocarro, às 9h00, de Entrecampos.

É imprescindível a inscrição no Clube.

(Para podermos garantir o autocarro, as inscrições devem ser efetuadas o mais brevemente possível).

O preço (29,00€) inclui o transporte de autocarro, o reconhecimento, o seguro, as visitas guiadas e a informação.