‘Parti de Portugal e de Tomar com a mente em chamas’ (Umberto Eco)
Aceita o desafio do GDAO…
Vem descobrir Tomar, cidade que encantou e inspirou Umberto Eco no romance ‘O Pêndulo de Foucault’, e deixa-te conquistar pela magia, história e beleza deste local.
Iniciaremos a nossa atividade num oásis verdejante envolvido pelo rio Nabão – O Parque do Mouchão – sítio ideal para vislumbrarmos o Castelo dos Templários, Convento de Cristo e outros importantes pontos de referência desta maravilhosa cidade.
Pouco depois, ao som do rumorejar de quedas de água, deparamo-nos com um dos lugares mais deslumbrantes ao longo de todo o trilho - o
Açude das Pedras, pequena barragem construída há duzentos anos com a finalidade de canalizar a água do Nabão para uma vala em direção à Fábrica de Fiação de Tomar, que no momento presente se encontra em ruínas.
A pitoresca aldeia de Pedreira, a ermida da Senhora da Piedade com a sua escadaria monumental e a frescura da sombra das árvores, que ladeiam o rio Nabão, são um convite para desfrutares a Natureza e a riqueza cultural deste idílico lugar nestes dias de verão. .
Percurso circular com aprox.14km com desníveis pouco acentuados.
No final da caminhada ainda podes fazer uma pequena visita ao Convento de Cristo.
Ponto de Encontro: Entrada do Parque do Mouchão às 10h00.
Carta Militar (folha 310). Se pretenderes um mapa do local da caminhada, informa o CAAL e assim poderás desfrutar de conhecimentos de Orientação.
Transporte: Se decidires ir de comboio, propomos o que sai às 7h45 de Santa Apolónia e que chega a Tomar às 9h47. O regresso poderá ser no último comboio, às 20h11.
Inscrições na secretaria do Clube: 15,00 € (inclui seguro).