Pelo Vale de Chelas com vista pró Mar da Palha

Plano Geral de Drenagem de Lisboa
2022-11-12 (Sábado)

IMG-20221121-WA0026 

As fotos do Carlos Góis AQUI 

IMG-20221121-WA0027 

Esta actividade foi antecipada para dia 12 de novembro!

CAAL vai levar-nos a conhecer um pouco melhor os talvegues (linhas de água) de Lisboa!

As grandes obras do Plano Geral de Drenagem de Lisboa  (PGDL), que agora vão arrancar, são o pretexto para entendermos um pouco mais para onde corre a água da chuva, quando esta se digna cair sobre a cidade de Lisboa. E já agora para onde corre a água dos esgotos e onde se escondem as agora chamadas fábricas de água (ou ETAR) de Lisboa.

A atividade começará na base da Fonte Luminosa (metro Alameda).

Contornaremos o troço inferior da ribeira de Chelas, para ver onde começará e acabará o túnel Chelas-Beato do PGDL, aproveitando para procurar pontos com boas vistas sobre o mar da Palha e também sobre uma das fábricas de água, que o PGDL integrará na nova e reforçada rede de água reciclada, fundamental para futuras regas, lavagens de ruas e combates a incêndios.

Atravessando o troço intermédio da ribeira de Chelas percorreremos o vale da Montanha, que capturou a linha de água que desce a Avenida Gago Coutinho. Subindo o corredor verde da avenida dos EUA chegaremos ao Campo Grande, onde veremos outras duas capturas de rios, uma natural e outra artificial.

Ponto de encontro: Às 9h30 junto à Fonte Luminosa na Alameda D. Afonso Henriques.

Inscrição no local (7,50€). Trazer farnel para o almoço.

A atividade terminará no metro da Cidade Universitária.