Pela cabeceira da ribeira de Alcântara até à nascente

Com passagem pela Necrópole de Carenque
2023-02-04 (Sábado)
Já há fotos desta bela actividade!
IMG-20230205-WA0001
As fotos da Jonas Martins AQUI e as do Carlos Góis AQUI 
IMG-20230204-WA0023
IMG-20230204-WA0025
IMG-20230205-WA0003 
O ponto de partida será na praça Teófilo Braga, junto às saídas do metro de Alfornelos.
Ribeira de Alcântara  
Fotos do reconhecimento AQUI
Ribeira de Alcântara 
O objetivo da atividade é subirmos progressivamente até ao ponto onde nasce a ribeira de Alcântara (aos 251m) e onde se encontram três importantes bacias hidrográficas à escala da área metropolitana de Lisboa: a bacia do rio Trancão, a bacia da ribeira de Alcântara e a bacia do rio Jamor.
Seguindo por linhas de festo, contornaremos a bacia superior da ribeira de Alcântara, sempre com amplas vistas sobre a área metropolitana de Lisboa, que vão, de um lado, até ao oceano e à serra da Arrábida e, do outro, até à serra de Sintra e ao troço inicial do aqueduto das Águas Livres e barragem romana de Belas.
Desceremos depois ao longo da jovem ribeira de Alcântara, por hortas e parques urbanos, até ao início do seu encanamento, já próximo da rua Elias Garcia, na Amadora.

O ponto de chegada será na estação da Reboleira (metro e CP), havendo inúmeras possibilidades de neutralização pelo caminho
.
Como o passeio não é só vistas, visitaremos a Necrópole de Carenque (junto ao grande depósito da EPAL) e o pequeno mas simpático Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira (1€ para os jovens com menos de 60 anos) e acompanharemos um troço de arcaria do Aqueduto das Águas Livres.

Características da atividade
: A extensão da atividade é de cerca de 15 km e a duração de cerca de seis horas.
Recomendações: Usar bom calçado de marcha, devido aos desníveis e à natureza potencialmente lamacenta de alguns trilhos. A meio do percurso, nos Moinhos da Funcheira, haverá tempo livre para comer. Há cafés para uma refeição ligeira ou espaços verdes para merendar. Trazer água é sempre recomendado.
Cartografia: Folhas 416, 417 e 431 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.
Ponto de encontro: Praça Teófilo Braga, junto às saídas do metro Alfornelos, às 10h00, onde será a inscrição (10€, inclui seguro).