Vamos ao Alvito!

Desta vez de comboio até ao Alentejo
2023-03-11 (Sábado)
Actividade ADIADA devido à greve dos combóios.
1 – O Concelho de Alvito   (Fotos do reconhecimento AQUI )
IMG-20230203-WA0004 
O município de Alvito está situado no Baixo Alentejo e é composto por 2 freguesias, cujas sedes iremos visitar:
- Alvito  (sede)
- Vila Nova da Baronia
O nome Alvito provém de ‘Olivetto’, que significa olival, facto comprovado pelas oliveiras milenares que se encontram no município.
Apesar de ser um concelho pequeno em área e população, tem uma história rica.
Os testemunhos mais antigos que se conhecem da presença humana no município remontam ao Neolítico, existindo vários vestígios que asseguram a presença do Homem durante a Idade do Cobre, do Bronze e do Ferro. Também por lá passaram romanos, visigodos e muçulmanos, que deixaram diversos testemunhos.
Conquistada pelos portugueses em 1234, a povoação de Alvito é doada a D. Estêvão Anes, chanceler-mor do reino, por D. Afonso III, em 1251. A partir desta data, sobretudo através da ação do chanceler, procede-se ao seu repovoamento, passando Alvito a ser uma povoação com dimensões consideráveis para a época.
Em 1387, D. João I doa Alvito a D. Diogo Lobo, em troca dos bons serviços prestados na batalha de Aljubarrota  (1385) e na conquista de Évora aos espanhóis (1387), ficando a vila ligada à história desta família ao longo de todo o período que durou o regime monárquico.
A 24 de abril de 1475, D. Afonso V concede ao Dr. João Fernandes da Silveira, marido de D. Maria de Sousa Lobo, o título de Barão, passando Alvito a ser o ‘cérebro’ da primeira baronia instituída em Portugal. 
Nesta época, já a povoação desfrutava de um crescimento acentuado, fruto da conjuntura favorável em que o reino se encontrava e que permitiu um forte crescimento populacional em todo o país. Tal crescimento teve fortes repercussões na economia da vila, dado que Alvito passa a ser um dos principais centros político-económicos de todo o Alentejo, durante o período moderno, tendo quase 1700 habitantes e 364 fogos, segundo as estatísticas do censo de 1527.
Este facto justifica o esplendor que se pode observar em muitos monumentos: o castelo, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora das Candeias, bem como na representatividade da arte manuelina de Alvito.
Na época de transição do século XVIII para o século XIX, o crescimento e prosperidade de Alvito estagnam, começando o seu declínio a partir de meados do século XX, sobretudo durante as décadas de 60 e 80.
A agricultura apresenta-se como principal atividade económica do concelho. Os outros sectores, como a construção, comércio e serviços, têm um papel menor e muitas vezes de suporte à atividade agrícola.
As principais atividades agrícolas são tipicamente mediterrânicas, tais como a extração de cortiça, a cultura de trigo, cultura de oliveiras tradicionais, criação de suínos, ovinos e bovinos. A cultura de vinha também tem vindo a ganhar alguma relevância nos últimos anos. 
IMG-20230203-WA0005 
2 – A atividade do CAAL
Saindo de Lisboa de comboio, desembarcaremos em Vila Nova da Baronia, cuja Igreja Matriz ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção iremos visitar. De referir também o Pelourinho como recordação dos 128 anos em que foi concelho, hoje colocado na praça da República e classificado de monumento nacional.
Seguidamente seguiremos para Alvito, através dos campos, sempre que possível através do PR2 - Memórias dos Moinhos do Alvito, num percurso de cerca de 8km e em que desfrutaremos da bela paisagem circundante e teremos oportunidade de fazer um piquenique.
Chegados ao Alvito iremos visitar a Igreja Matriz, a Ermida de S. Sebastião e espreitar o Castelo, hoje Pousada. Haverá tempo para percorrer as ruas da Vila, apreciando nomeadamente os diversos portais manuelinos ainda existentes.
Ao fim da tarde iremos até á estação do Alvito, distante cerca de 2km do centro da Vila, onde apanharemos o comboio de regresso a Lisboa
3 – Deslocação ao Alvito
Como referido nos pontos anteriores, a ida e volta será de comboio, que sairá do Oriente às 9h52, com paragem em Entrecampos e Sete Rios; o regresso será no comboio que passa no Alvito às 18h36 e chega a Lisboa às 20h36.
Podem consultar todos os detalhes da viagem de combóio AQUI 
Cada companheiro poderá adquirir previamente o seu bilhete, aproveitando um dos diversos descontos possíveis (antecedência, mais de 65 anos, ACP, etc).
O preço (13,00€) inclui o seguro e as despesas de reconhecimento.
Inscrições na Secretaria do Clube 
IMG-20230203-WA0001