As fotos do Luis Miguel AQUI e o álbum do José Veloso AQUI
No próximo dia 13 de maio… não, não vamos a Fátima.
Vamos antes a Santarém, que tem inúmeros motivos de interesse e um património invejável. Da mitologia lhe provém a primeira origem, Scalabis por baptismo de Abidis, filho de Ulisses e de Calipso.
A partir daí vamos ascender ao planalto de Santarém, única hipotética dificuldade no percurso, pela sua portaria de honra e não pela horrorosa entrada do Vale de Santarém.
Vamos então percorrer as ruas e visitar as principais Igrejas e Conventos de Santarém, bem como descobrir algumas curiosidades desta cidade: Porta de Santiago, Igreja da Alcáçova, Jardim e Miradouro das Portas do Sol, Torre das Cabaças, Igreja de Marvila, Igreja da Graça, Palácio Braamcamp, Igreja do Milagre, Igreja da Misericórdia, Igreja do Hospital e Capela Dourada, Sé, Igreja da Piedade, Convento de S. Francisco e Igreja de Santa Clara.
Sabe o que são pampilhos? E arrepiados? Pois vamos também saber.
A hora do almoço, visto que todos os monumentos fecham, deve ser aproveitada para merendar num dos belos jardins da cidade (ou num dos seus restaurantes).
Às 17 horas terminamos o nosso percurso da melhor maneira, com um lanche num dos locais mais genuínos de Santarém: a Taberna do Quinzena.
Características do percurso: Atividade circular, urbana e plana, com cerca de 10km e uma única subida inicial.
Viagem de comboio: Vamos no comboio nº 541 que sai de Lisboa - Santa Apolónia às 08h15, que pára em Lisboa - Oriente às 08h23 e que chega a Santarém às 09h03. Muito rápido e muito cómodo, pelo que deverão comprar o bilhete com a devida antecedência para usufruir dos diferentes descontos da CP. A viagem de regresso a Lisboa será às 18h08, 19h08 ou 20h19.
O preço (€22) inclui a organização da actividade, o seguro e um apetitoso lanche.
Imprescindível a inscrição na secretaria do CAAL até quarta feira 10 de maio.