Lagoa de St André

“Onde o céu se espelha e o verde domina”
2023-03-18 (Sábado)

Vem connosco dar a volta à Lagoa de St. André. As fotos do reconhecimento AQUI

DSCF8144

DSCF8133 

É uma lagoa particularmente grande, ocupando uma superfície alagada de 150-250ha, a qual pode duplicar durante o período invernal. Está isolada do mar por um cordão dunar de largura e desenvolvimento variáveis que, desde o século XVII, é rompido artificialmente pelo homem. Esta forma de gestão ancestral evita a estagnação e eutrofização das águas da Lagoa. 

Em 1768, após oito anos de ausência de comunicação com o mar, a Câmara resolveu proceder à abertura da Lagoa por esta se encontrar “toda suja de lismo*”, ameaçando “uma grande epidemia e ar pestilento principalmente no tempo de verão”.

 *Lismo - Vegetação composta de algas, em lugares húmidos ou de águas paradas

A comunicação periódica com o mar permite também a entrada de alevins, provenientes do oceano, reabastecendo, assim, a Lagoa nas suas várias espécies de peixe.

A riqueza em pesca na Lagoa levou à fixação de pescadores do litoral centro, os quais praticavam a pesca no mar durante os meses de verão, altura em que abundava a sardinha, pescando na Lagoa durante o inverno. 

Em 2000 foi formalmente criada a Reserva Natural através de Decreto Regulamentar, que visa proteger o sistema lagunar costeiro e os seus componentes ecológicos, ictiológicos, botânicos e ornitológicos. Este estatuto protege também o complexo dunar envolvente e a faixa marítima adjacente que alberga uma fauna marinha característica

A área da reserva está ainda abrangida por outros estatutos de protecção internacional devido aos seus valores naturais.

O facto desta Área Protegida estar localizada num importante corredor migratório para a avifauna, a ocorrência de grande diversidade de habitats e de abundância de recursos alimentares, proporcionam a concentração de muitas centenas de aves. A observação de aves é uma das actividades mais apaixonantes que aqui se podem desenvolver pois já foram registadas mais de 270 espécies na área da Reserva Natural

Mas a riqueza faunística da RNLSAS (Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha) não se esgota nas aves, tendo sido já identificadas 54 espécies de peixes marinhos, 12 de anfíbios, 15 répteis, 29 mamíferos e uma infinidade de invertebrados.

Também na flora e vegetação é evidente a riqueza desta Área Protegida, estando actualmente identificadas mais de 500 espécies de plantas vasculares. 


Características da atividade: 

“Quase circular” (a Lagoa este ano deve ser aberta a 7 de março…) com cerca de 15km, sendo 2km na areia - praia, e com pequenos desníveis, pelo que é imprescindível o uso de botas de montanha. 

Durante o trajecto não há pontos de abastecimento de água.  

 A meio do percurso paramos perto de cafés (café Tabu, café Pôr do Sol), que poderão complementar a tua refeição.  

Acredito que já estás com uma vontade irreprimível de nos acompanhar nesta descoberta, de mapa na mão, de como fazer um circuito completo da Lagoa.

Se tiveres binóculos não os esqueças, pois terás oportunidade de fazer óptimas observações.

 

Inscrição:

A inscrição deve ser feita na secretaria do Clube (10€ - inclui seguro) por mail (caal@mail.telepac.pt) ou telefone (217788372). Quando te inscreveres deves informar se pretendes mapa e em que local te vais juntar ao grupo.

 

Ponto de encontro - Existem 2 hipóteses:

1 – Na Rotunda do Centro Sul (à entrada de Almada) - Avenida Bento Gonçalves - às 8h30, para podermos partilhar boleias e assim tornar a nossa viagem mais económica

2 - No local do início da atividade, em Vila Nova de St. André às 10h00, no Café Fragateira.