Percorrer Santa Maria…

…a pé, mas sempre com os olhos no horizonte
2023-10-12 - 2023-10-19 (Quinta-feira - Quinta-feira)



Já há fotos desta bela actividade AQUI 
419b60cd-0328-41db-b735-2ffe538209cd
 
c74d4505-4118-4890-9f8b-31495f34dc9e
 
52d41567-0329-4d5c-a86e-e0378423cd01
 
f839140c-7229-41a2-b1a2-aa3c40096f5f 
ESGOTADO!
1 - Apresentação da Ilha
A ilha de Santa Maria situa-se no extremo sudeste do arquipélago dos Açores, de que integra o Grupo Oriental. Tem uma superfície de 97,4km² e uma população residente (gentílico: marienses) de 5 578 habitantes (2001), distribuída pelas cinco freguesias que compõem o concelho de Vila do Porto, o único da ilha.
Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada, por volta de 1427, pelo navegador português Diogo de Silves. Posteriormente, em fevereiro de 1493, Cristóvão Colombo fez escala na ilha, no regresso da sua primeira viagem à América.
Atualmente, o principal motor económico da ilha é a atividade aeronáutica, com o Aeroporto de Santa Maria e o Centro de Controlo Aéreo do Atlântico, o qual administra a FIR Oceânica de Santa Maria, uma das maiores e mais importantes regiões de informação de voo do mundo, escola da SATA, etc.
Geografia
Localizada a cerca de 100km a sul da ilha de São Miguel e a cerca de 600km da ilha das Flores, Santa Maria é a ilha mais oriental e a mais meridional do arquipélago. Está compreendida entre os paralelos 36º 55' N e 37º 01' N e os meridianos 25º00' W e 25º 11' W. Tem um formato sensivelmente quadrangular e, sendo o comprimento máximo da respetiva diagonal de cerca de 15,5km, entre a ponta do Castelo, a Sudeste e a ponta da Restinga, a Noroeste.
Geologicamente é a mais antiga ilha dos Açores, com formações que ultrapassam os 8,12 milhões de anos de idade, sendo por isso a de vulcanismo mais remoto. Esta idade, comparativamente avançada, confere maturidade ao relevo e explica a presença de extensas formações de origem sedimentar onde se podem encontrar fósseis marinhos.
Embora seja a única no arquipélago que não apresenta atividade vulcânica recente, também está sujeita a sismicidade relativamente elevada, dada a sua proximidade ao troço final da Falha Glória (zona de fratura Açores-Gibraltar). Demonstram-no, por exemplo, os fortes sismos de novembro de 1937 e de maio de 1939, e a recente crise sísmica de março de 2007.

Com apenas 97,4km² de área emersa, apresenta forma grosseiramente oval, com um comprimento máximo no sentido noroeste-sudeste de 16,8km, a ilha está dividida em duas regiões com aspecto geomorfológico nitidamente contrastante:
- Uma extensa região aplanada e baixa, ocupando os dois terços ocidentais da ilha, com uma altitude máxima de 277m acima do nível do mar nos Piquinhos, com solos argilosos. A baixa altitude não permite a interceção da humidade atmosférica, gerando um clima seco, que dá a esta região da ilha um carácter distintamente mediterrânico, em forte contraste com o resto do
arquipélago. No extremo sudoeste desta zona aplainada situa-se Vila do Porto, a maior povoação da ilha (com cerca de 65% da população residente) e as freguesias de São Pedro e de Almagreira.
O aeroporto de Santa Maria ocupa toda a faixa litoral oeste da ilha, aproveitando a paisagem naturalmente plana do local e a ausência de obstáculos nas suas zonas de aproximação. Na costa sudoeste, na foz das duas ribeiras que ali confluem, encontra-se uma profunda enseada onde se localiza o porto da Vila do Porto. Uma larga baía a norte abriga o porto dos Anjos, o povoado mais antigo da ilha, e o local de desembarque dos marinheiros de Cristóvão Colombo.
- O terço oriental da ilha é constituído por terras altas, muito acidentadas e esculpidas pela erosão.
Nesta zona situa-se o ponto mais elevado da ilha, o Pico Alto, com 590m de altitude, e os picos das Cavacas (491m) e Caldeira (481m). A interceção da humidade dos ventos leva à formação de nuvens orográficas em torno do pico, propiciando abundante precipitação oculta e dando à área condições para a existência de uma vegetação rica e de alguma agricultura. Nesta região situam-se as freguesias de Santa Bárbara e de Santo Espírito, as mais férteis da ilha.
O povoamento é disperso, com as casas espalhadas por toda a ilha, formando pequenos núcleos ao longo das zonas mais ricas em água da parte ocidental e aninhadas nos vales da parte oriental. O maior povoado é Vila do Porto, à qual está ligado o complexo habitacional e cívico que nasceu em torno do aeroporto, restos da estrutura urbana da antiga base aérea americana dos tempos da Segunda Guerra Mundial.
A habitação tradicional é em alvenaria de pedra, com rebocos pintados de branco, barras coloridas em torno das portas e janelas e grandes chaminés cilíndricas, fazendo lembrar as casas alentejanas e algarvias.
O relevo e a riqueza de contrastes entre a terra e o mar, a que se associa o equilíbrio arquitetónico dos povoados, conferem grande beleza à paisagem mariense.
O território da ilha constitui um único concelho, o de Vila do Porto, com uma população residente de 5 578 habitantes (2001), dividido em cinco freguesias.

2 - O que vamos fazer
Apesar de pequena, a ilha tem diversas PR e uma GR, que iremos explorar em função das condições atmosféricas, e tomando uns banhos sempre que possível. Os percursos variarão entre 10 a 23km, podendo haver neutralizações. A meio da semana vamos passear de barco.
Também vamos conhecer o património cultural e arquitetónico da ilha.
3 - O que levar
S. Maria é Açores e, como tal, teremos de ir preparados para todo o tipo de tempo, apesar de um modo geral, por ser a ilha mais a sul, o tempo ser bom.
Levar impermeável, botas de caminhada e bastões, assim como fato de banho.
Para as actividades deverão levar piquenique, sendo os jantares livres.
4 - Transportes
Iremos em voo directo Lisboa - Santa Maria e volta.
No regresso faremos escala em São Miguel, o que poderá proporcionar a quem quiser um ‘stopover’ (escala para ficar mais tempo nesta ilha). Para esta última modalidade é necessário avisar no acto da inscrição.
A deslocação para as atividades será feita em viaturas ligeiras e/ou táxis.
5 - Alojamento
Ficaremos baseados na Vila do Porto, na Pousada da Juventude, em regime de alojamento e pequeno-almoço, em quartos de 3 camas e em camaratas de 4 beliches. O preço será diferente, conforme o tipo de quarto.
6 - Preço (590€) será para os quartos de 3 camas; para os de 4 beliches será de 545€.
O preço inclui a viagem de avião, o alojamento com pequeno almoço, o seguro, as deslocações na ilha, a entrada no museu e a organização da atividade. A viagem de barco não está incluída. 
Possibilidade de pagar em 3 meses, sendo que, no acto da inscrição, deve ser paga a 1ª prestação. Inscrições limitadas.