Técnicas de Escalada, Montanhismo e Alpinismo

Segurança acima de tudo
2023-10-18 (Quarta-feira)

Este mês de outubro, na quarta feira, dia 18.

070 

O Coordenador da Montanha, António Nunes, vai iniciar workshops de técnicas de Escalada, Montanhismo e Alpinismo 

Estes workshops terão lugar na sede do Clube e fora, Sintra e Estrela (se e quando houver neve).

Neste primeiro workshop vai-se falar, com demonstração, das cordas, dos nós, das ancoragens ou reuniões, da segurança no rappel e demonstração de uma situação em que temos de utilizar diversos nós.

076 

O workshop seguinte será sobre equipamento, encordoamentos, seguranças, auto resgate (subir pela corda) e manobras de resgate.

Nas saídas para Sintra serão efetuadas algumas práticas, nomeadamente rappel, com segurança e auto resgate, nas saídas para a Serra da Estrela serão efetuadas práticas a efetuar sobre neve, controlo de quedas, ancoragens, etc.

Estes workshops na sede do Clube serão gratuitos para os sócios, mas terão o custo de 10,00€ por sessão para os não sócios (duas sessões na sede) e no exterior será de 5,00€ para todos.

Os sócios que estiverem interessados em assistir aos workshops, terão de se inscrever na secretaria do CAAL (sem custos).

Os não sócios terão de se inscrever para o email (caal@mail.telepac.pt) e pagar por transferência.

 

"O que pretendo é demonstrar, para quem esteja interessado nas técnicas de Escalada, Montanhismo e Alpinismo, as diversas técnicas que se utilizam em manobras de cordas, para que as pessoas tenham uma noção do que está em jogo e do que se tem de aprender e praticar para efetuar estas atividades com segurança.

Portanto estes Workshops não são cursos são mais uma sessão demonstrativa. 

No dia 18 vou falar sobre os tipos de cordas que se utilizam, vou executar de forma pousada e demonstrativa mais de 10 nós que normalmente utilizamos, quer com frequência quer esporadicamente, vou falar sobre as reuniões, nomeadamente sobre os cuidados a ter, vou demonstrar as seguranças no rappel e vou simular uma manobra de escalada, com auto segurança, proteção à subida de um segundo de cordada e uma manobra de resgate em que no total se irão efectuar 7 nós.

Para que as pessoas aprendam alguma coisa nestas demonstrações é necessário atenção e uma boa memória visual porque, para se aprender estas técnicas ou os nós, é necessário para além das explicações, prática, muita prática, que nestes workshops não vamos ter."

António Nunes

Fica agendado para as 20h00, sendo que cada pessoa poderá trazer qualquer coisa de comer e beber, para animar o convívio entre os montanheiros interessados.