Tapada de Mafra

Onde os Reis caçavam
2024-04-07 (Domingo)

A Tapada Nacional de Mafra é uma floresta autóctone,

IMG_2104

outrora utilizada por reis para a suas caçadas. Atualmente podemos observar a sua rica fauna, em especial veados, gamos, javalis e águia-de-bonelli. Fotos do reconhecimento AQUI

Os cervídeos são herbívoros que se alimentam, essencialmente, de rebentos, folhas, frutos e líquenes. Nesta altura do ano estes animais têm crias que poderemos observar. Os machos apresentam hastes que caem todos os anos na Primavera, dando lugar a novas estruturas ósseas.

A flora é constituída principalmente, por o pinheiro-bravo, pinheiro-manso, castanheiros, carvalhos e sobreiros. Nas margens dos cursos de água abundam os freixos e os salgueiros. Relativamente ao estrato arbustivo, verifica-se o predomínio das urzes, que ocupam quase 80% da área total de matos e que, em determinados locais, chegam a atingir 3m de altura.

IMG_2107 

 

Características dos percursos: Circuito com cerca de 14km, por estradão e caminhos de pé posto.

Circuito de arborismo:

No final do percurso pedestre, quem quiser poderá efetuar o circuito de arborismo, com pontes suspensas que ligam plátanos com mais de 100 anos, slide e um túnel, num trajeto cheio de adrenalina.

Condições para fazer arborismo: Ter espírito de aventura, mais de 1,20m de altura e menos de 100kg de peso. Preço: 12€ por pessoa (não incluído no preço da atividade).

Cartografia: Folha nº 338 do IGE escala 1/25000.

Recomendações: Não alimentar os animais.

Imprescindível a inscrição no CAAL, devendo indicar-se se pretende fazer arborismo.

Ponto de encontro: 9h10 no parque de estacionamento da Tapada de Mafra (é possível estacionar no interior).

Preço: 18€ (inclui seguro e entrada na Tapada)