Belo dia de caminhada urbana! Já há fotos AQUI
Caldas da Rainha, elevada a cidade em 1927, tem hoje cerca de 50.000 habitantes (com 10% de residentes estrangeiros), distribuídos pelas suas 16 freguesias: A dos Francos, Alvorninha, Carvalhal Benfeito, Foz do Arelho, Landal, Nadadouro, Nossa Senhora do Pópulo/Coto/ São Gregório, Salir de Matos, Tornada/Salir do Porto, Santa Catarina, Santo Onofre/Serra do Bouro e Vidais.
Muitos conhecem a cidade apenas pelo mercado aberto (a Praça da Fruta), ou pela loiça decorativa de Bordalo Pinheiro, ou, eventualmente, pelos falos brejeiros dentro das ‘canecas de malandrice‘... Mas, as Caldas são muito mais do que isso!
Vamos centrar a visita à cidade na sua fundadora, D. Leonor (1458-1525), a Rainha que reorganizou o sistema de assistência à saúde, que foi mecenas das artes e das letras e que fundou em ‘caldas de Óbidos‘, em cima de nascentes de águas sulfurosas, um hospital termal, consagrado a Nossa Senhora do Pópulo. Representada no Hospital Termal, na pintura, na escultura, na toponímia, na cerâmica, em textos e na tradição oral, a Rainha D. Leonor continua a fazer parte da cidade.
- o núcleo central das termas: o Museu do Hospital Termal, a Piscina da Rainha e a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, recentemente restaurada.
- o Centro de Artes (um complexo museológico onde se reúne o espólio de artistas caldenses, ou que na cidade residiram, cujas estátuas monumentais se encontram expostas em praças e edifícios das cidades do nosso país e nas ex-colónias): Espaço Concas, Museu Atelier de António Duarte, Museu Barata Feyo, Museu Leopoldo de Almeida.
A Praça da Fruta (logo pela manhã, cheia de cores e de aromas) e o Parque D. Carlos I (com os seus plátanos, a passarada cantante e os 4 monumentais Pavilhões à espera de futuro...) vão ser pontos obrigatórios, para pausas, dicas e café...
Teremos tempo para, à hora de almoço, procurar um local aprazível para piquenicar ou para uma refeição ligeira na restauração local ou simplesmente para uma cavaca ou/e uma trouxa de ovos... Tudo a la carte!
No final do dia, provavelmente, daremos conta que afinal ainda ficaram detalhes por ver, perguntas por fazer...
Os bilhetes comprados com antecedência têm, habitualmente, redução de preço.
O preço (15,50€) inclui o seguro, as entradas e a organização da atividade.