O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do Norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha do Leste (que liga o Entroncamento a Badajoz, em Espanha).
O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio.
O desenvolvimento do Entroncamento está intimamente associado aos Caminhos-de-Ferro.
Estima-se que, durante alguns períodos da sua história, principalmente na década de 40, a população associada à CP excedesse os 50%.
As armas da cidade, representando o perfil de um par de carris e um sinal ferroviário, refletem esta ligação.
A Fundação do Museu Nacional Ferroviário (MNF) tem o seu museu central e sede da fundação situados na cidade do Entroncamento, nas antigas instalações do armazém de víveres da CP junto à estação.
Fazem ainda parte do património da fundação 4,5 hectares de área, entre os quais a Rotunda de Locomotivas, que tem diverso material circulante do património ferroviário nacional. Foi completamente renovado e reabriu ao público a 19 de maio de 2015, tendo a inauguração sido realizada no dia anterior.
O Museu Nacional Ferroviário acolhe diversas exposições temporárias e uma extraordinária coleção permanente, na qual se apresentam Locomotivas a Vapor, Diesel, Elétricas e modelos representativos de comboios célebres, como o Comboio Real Português e o Comboio Presidencial.
Existem também carruagens de vários tipos, bem como equipamentos, ferramentas, vestuário, entre outros elementos, que ilustram e ajudam a compreender a história ferroviária de Portugal, cerca de 36000 objetos, de pequenas e grandes dimensões, os quais se inserem nas seguintes categorias:
Material Circulante; Equipamentos de Via e Catenária; Equipamento de Oficina; Equipamentos de Comunicação, Informação e Sinalização; Equipamentos de Estação, Escritório, Tarifários e Bilhética; Proteção e Segurança; Equipamentos de Restauração; Equipamento Têxtil; Equipamento de Saúde e Espólio Documental.
Programa da atividade de 2 de junho
O objetivo será apanhar o IC, que parte do Oriente às 9h39, com chegada ao Entroncamento às 10h32.
A visita será livre e não é por acaso que vamos no dia 2 de junho, pois nesse fim de semana realiza-se no MNF a 3ª edição do MINIMO –
Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário (
https://minimodelismo.pt/).
Haverá modelos e maquetas, jogos de tabuleiro, modelismo tripulado, simuladores de condução ferroviária, passatempos e ‘street food’.
Após a visita, daremos uma saltada ao Parque Verde do Bonito (distante 2km, 30 minutos a andar), que é o pulmão do concelho do Entroncamento. São 18 hectares de área florestal, muita dela em estado natural. É um espaço ideal para piqueniques, caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta.
Além disso, a albufeira do Parque permite a prática de canoagem ou pesca desportiva.
10h30 - 13h00 - Entroncamento (Visita ao Museu)
13h00 - 13h30 - Caminhada de 2km entre o Museu e o Parque do Bonito
13h30 - 14h00 - Piquenique no Parque
14h00 - 15h15 - Visita ao Parque
15h59 - Comboio para Lisboa
O regresso a Lisboa será no IC das 15h59 com chegada ao Oriente às 16h52.
Inscrições: Na secretaria do CAAL (12,50 €, inclui seguro).
Cada associado deve adquirir o bilhete do combóio, beneficiando assim das condições que lhe forem mais favoráveis.