RITMOS do DESERTO

Marrocos
2024-11-25 - 2024-12-02 (Segunda-feira - Segunda-feira)

RITMOS do DESERTO - Programa de Viagem AQUI     FESTIVAL ZAMANE de MÚSICA - Programa (provisório) AQUI

Programa do Festival Zamane, de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2024 com o tema “Caravanas de Zamane” Navios do Deserto 
(tradução):
2024 foi proclamado o Ano Internacional dos Camelos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Esse reconhecimento mundial sublinha a importância destes 'barcos do deserto', essenciais para a sobrevivência e o bem-estar de milhões de pessoas nestas zonas áridas.
Para além do seu papel prático, o dromedário faz parte do Património cultural saariano: é um símbolo dos costumes locais e um dos marcos culturais e ambientais do Saara.
Sexta-feira, 29 de novembro
- Abertura do Festival, apresentação de parceiros, instituições e artistas, acompanhados de cânticos e danças do Vale do Drâa
- Cerimónia de boas-vindas: Festival Zamane, Playing for Change, Visa for music, Raízes do Saara, Projetos Aziza Chaouni etc.
- Apresentações de grupos tradicionais, visita à exposição de produtos locais (cooperativas e associações locais)
- Danças e canções tradicionais: Ahidous, Chamra, Akalal, Rokba e Ganga
- Noite com poesia e debates sobre o tema 'o camelo e as trocas culturais no Saara', acompanhados de música acústica à volta da fogueira.
Sábado, 30 de novembro 
- Apresentação dos diferentes programas musicais do Playing For Change Africa, onde se pretende promover intercâmbios culturais entre os povos e acentuar mudanças positivas através da música
- Atividades ligadas ao dromedário, como componente essencial da cultura no Saara, arte culinária, depois canções e gestos utilizados para os lavar, alimentar e guiá-los pelas vastas extensões de areia do deserto.
- Danças e canções tradicionais: Ahidous, Chamra, Akalal, Rokba e Ganga
- Noite especial 'Visto para Música”', uma vez que o festival Zamane vai receber este ano grupos de artistas internacionais.
Domingo, 1 de dezembro
- Conferência sobre o importante papel desempenhado diariamente pelos camelídeos na vida e intercâmbios culturais das populações do Sahel e do Saara
- Plantação de árvores
- Refeição de cuscuz em fogo de lenha
- Desfile de camelos
- Danças e canções tradicionais: Ahidous, Chamra, Akalal, Rokba e Ganga
- Noite do Brincar pela Mudança, com a participação de grupos do programa musical do Uganda em beneficio de refugiados do Sudão do Sul, África do Sul, Gana e Marrocos
- Encerramento do festival. 







- O transporte será sobretudo feito em autocarros com ar condicionado (linha privada de transporte entre cidades), mas não exclusivos para o grupo, são muito bons e pontuais.
- A bagagem incluída nos voos é apenas de cabina; querendo bagagem de porão (1 mala com 15kg por exemplo) será à partida mais 85€ por pessoa ida e volta.
- Possibilidade de pagar em 5 prestações (349€ / mês) a começar em julho e a terminar em novembro.