CARROS DE FOC - Parque Natural Aigüestortes i Estany de Sant Maurici - Pirenéus Catalães

Uma verdadeira actividade de montanha!
2024-09-05 - 2024-09-09 (Quinta-feira - Segunda-feira)
ÚLTIMA CHAMADA! Inscrições até 20 de Agosto! 
 
No início de Setembro, o Clube de Actividades de Ar Livre volta a desafiar os montanheiros mais afoitos, para aquela que é considerada a rota mais bonita e diversificada dos Pirenéus!
Em pleno Parque Natural, vamos realizar um trilho circular de 56km, cuja dureza é imposta não só pelos 9000m de desnível acumulado, mas pelo traçado do terreno, com etapas longas, em apenas cinco dias de actividade.
A dureza da actividade é igualada por paisagens magníficas, onde ressaltam rios e lagos numa envolvência de montanhas com mais de 3000m de altitude.
 
Resumo da Rota
Ponto de encontro: estacionamento Prat de Pierró, a 4km de Espot (Coordenadas: 42°35'04.8''N 1°02'53.0''E)
Hora: 12h45 (impreterivelmente!)
Vamos iniciar a nossa aventura, com uma etapa que serve de aquecimento, subindo até ao refúgio de Ernest Mallafre e passando no miradouro do lago de San Mauricio, antes de chegar ao refúgio de Saboredo, onde vamos jantar e pernoitar.
No dia seguinte, dia 6, temos uma etapa de 6h30 e 830m de subida, que nos vai levar até ao refúgio Restanca.
Passamos por alguns lagos como o Baish e o Major de Colomers e, aqueles que ainda se sentirem com força, podem subir ao Montardo, o cume mais alto, quase com 3000m, alongando significativamente a duração desta etapa.
No sábado, dia 7, teremos o dia mais duro, em especial numa segunda parte, onde teremos de subir alguns blocos de granito até ao Collado de Contraix.
No dia seguinte, dia 8, por muito que o desejemos, não haverá tempo para descanso, pois teremos a etapa mais longa, com 9h e 18,5km de extensão.
Descanso merecido, só mesmo no último dia, segunda, dia 9, onde APENAS teremos de caminhar 12,5km com 850m de subida até ao Collado de Monestero, baixando depois quase 1000m até ao estacionamento. 
 
Condições
Inscrições, até dia 15 de Agosto, para Sérgio Godinho (966 176 349)
Realiza-se com um mínimo de 8 participantes e máximo de 12.
Aconselha-se a distribuição em grupos de quatro por carro, que é ambientalmente mais sustentável e perfeito para minimizar custos (são cerca de 2600km ida e volta).
Tanto para a ida como para a volta, sugere-se a divisão da viagem ao meio, podendo o Sérgio reservar, para quem deseje, estadia a 6h do destino, metade do tempo total de viagem (fica a cerca de 35€ com pequeno almoço incluído).
Preço por pessoa - 324€
Inclui: Organização da actividade e guia, 4 noites em refúgio, em regime de meia pensão (jantar e pequeno almoço).
Não inclui: Transportes, seguros e estadias ou refeições fora das descritas.
Cancelamentos
Pagamento de 25% do preço se se anular antes de 15 dias, pagamento de 50% se se anular entre 7 e 15 dias e 100% se se anular 7 dias antes.
Atenção
Antes de mais, somos um Clube, não uma empresa e, como tal, seremos companheiros numa actividade, para o bom funcionamento da qual todos podem e devem contribuir.
É uma travessia extremamente dura, dado que condensámos em 5 dias, uma rota já por si exigente, normalmente feita entre 4 a 7 dias.
Cada participante deve ser consciente da sua condição física, suportando quaisquer meios de transporte como táxis e demais recursos necessários, caso necessite abandonar a actividade.
Nem sempre estaremos perto de estradas para acesso de táxis 4x4, assim como outros meios de socorro.
Temos de manter um ritmo constante, pois há que cumprir os horários dos refúgios, em especial por causa das refeições.
Um seguro anual com resgate é sempre a melhor opção, neste tipo de actividades de risco, que inclusive poderá dar desconto nos refúgios. Poderá ser pedido um seguro diário à secretaria do CAAL.