PORTO (GAIA) – o Porto (re)visto do outro lado

2.ª etapa - Do rio Febros às Devesas
2024-10-12 (Sábado)
IMG-20240909-WA0027
Percurso pelas margens e arribas do rio Febros e pela margem esquerda do rio Douro, na cidade de Gaia.
Começaremos a caminhar em Avintes, junto ao Parque Biológico e desceremos o rio Febros até à foz, com o estádio do Dragão à vista. Seguiremos junto às margens do Douro, por passadiços, areinhos e encostas graníticas. Reconheceremos na margem oposta o parque Oriental, o parque da Água e as escarpas ocupadas pela linha do Norte, o ramal de São Bento e o ramal da Alfândega, com os seus túneis e escadarias. Piquenicaremos no areinho do Freixo, onde há apoio de cafetaria.
Entrados na parte mais consolidada da cidade de Gaia, visitaremos o incontornável miradouro da serra do Pilar e desceremos pelo casco urbano antigo. Com a Ribeira à vista, percorreremos o cais de Gaia, junto às caves do vinho do porto, até à base da colina do antigo castelo de Gaia.
Escalada a colina para ver as vistas sobre os parques das Virtudes e do Palácio de Cristal, começaremos o regresso, passando pelo jardim das Camélias. Chegaremos à estação de Gaia-Devesas depois de termos descansado com um copo de porto na mão nas caves Cockburn’s. 

Teremos ocasião de observar novamente com algum pormenor as diferentes pontes que unem o Porto e Gaia. Por ordem: Freixo, S. João, D. Maria Pia, Infante, D. Luís e Arrábida (lá ao fundo). 
Características do percurso: 
Excluindo a zona da baixa de Gaia, percurso essencialmente periurbano, por trilhos entre hortas ou por ruas de caráter marcadamente rural na bacia do rio Febros e por caminhos e passadiços ao longo do Douro. Com um total de 18,0 km e desníveis acumulados de cerca de 350m. Alguns desníveis pontualmente acentuados.

Várias possibilidades de neutralização
: no areinho do Freixo, aos 9,0 km, no jardim do Morro, aos 13,0 km, e no cais de Gaia, aos 14,8 km).

Recomendações
: Usar bom calçado de marcha, devido aos desníveis e à natureza potencialmente lamacenta de alguns trilhos. A meio do percurso haverá tempo livre para piquenique (apoio de cafetaria). Trazer farnel e água é recomendado, pois há poucos pontos de abastecimento no percurso. 

Cartografia:
Folha 122 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Ponto de encontro:
Largo da estação Gaia-Devesas, às 9h45.

Atenção
: Para quem for de comboio no próprio dia, há em Lisboa-Oriente o IC521 às 6h39 e o AP131 às 7h09, que chegam a Gaia-Devesa próximo das 10h00.
Regresso no IC620 das 17h43, com chegada a Lisboa próximo das 21h00.

Inscrição na secretaria do CAAL - 10€ (inclui o seguro e a organização da atividade).